Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
27°C
Geral

Morre aos 74 anos, Emiko Resende, ex-chefe geral da Embrapa Pantanal

Atualmente, Emiko estava aposentada e morando com a família em Pouso Alegre, Minas Gerais.

10 de junho 2022 - 13h30 Por g1/ms
Morre aos 74 anos, Emiko Resende, ex-chefe geral da Embrapa Pantanal emiko resende — Divulgação

Faleceu nesta quinta-feira (9) aos 74 anos, a pesquisadora e ex-chefe geral da Embrapa Pantanal, Emiko Kawakami de Resende, na cidade de Pouso Alegre, em Minas Gerais.

Emiko tinha câncer e faleceu decorrente a uma infecção do tratamento.

Formada em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (1971), com mestrado pelo Instituto Oceanográfico da USP (1975) e doutorado pelo Instituto Oceanográfico da USP em (1980), a pesquisadora adotou Corumbá e o Pantanal e viveu por muitos anos na região.

Natural de Taguaí/SP, recebeu título de Cidadã Corumbaense, foi secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul de 1991 a 1994.

Dedicou 38 anos de sua vida à área de pesquisa e desenvolvimento, dos quais 31 à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Coordenou vários projetos e comissões, exerceu também, por diversas vezes, funções de gerenciamento, dentre elas: Gerente de Comunicação e Negócios, Chefe-Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), e foi Chefe-Geral da Embrapa Pantanal por dois mandatos de 2001 a 2006 e de 2011 até 2016.