Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
15°C
MS

Inmet emite alerta de perigo de tempestade com ventos de 100 km/h

De acordo com o aviso, as áreas afetadas no estado devem ser o leste, sudoeste e centro-norte, além da região pantaneira.

11 de janeiro 2023 - 10h24 Por Lucas
Inmet emite alerta de perigo de tempestade com ventos de 100 km/h chuvaemcg — Fernando da Mata/G1 MS

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta quarta-feira (11) de perigo potencial de tempestade com ventos fortes em Mato Grosso do Sul. Esse alerta segue até quinta-feira (12), às 10h, e são esperados chuva entre 30 e 100 mm e os ventos intensos podem chegar até 100 km/h.

De acordo com o aviso, as áreas afetadas no estado devem ser o leste, sudoeste e centro-norte, além da região pantaneira.

Conforme o meteorologista Natalio Abrahão, Mato Grosso do Sul está com temperaturas e umidade muito elevadas, o que favorece a formação de áreas de instabilidade.

"Fica o alerta para o estado, com pancadas de chuva, trovoadas e rajadas de ventos muito intensas, com fortes possibilidades de enchentes e inundações entre Campo Grande e o Sul do estado. Principalmente entre os dias 11 e 13", informou.

Há previsão de chuva para Dourados. Mesmo assim, a temperatura por lá fica entre 21°C e 31°C. A mesma máxima é esperada para Ponta Porã.  

Como se proteger de raios e alagamentos

  • Evite se abrigar ou estacionar embaixo de árvores;
  • Limpe o telhado e canaletas de águas para evitar entupimento;
  • Retire todo o lixo e leve para áreas não sujeitas a inundações;
  • Não jogue lixo em bueiros e boca de lobo, nem em córregos e rios, para não obstruir o escoamento da água;
  • Não deixe crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou ser contaminada, contraindo graves doenças, como hepatite e leptospirose;
  • Não toque ou use equipamentos elétricos que tenham sido molhados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito;
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos arrebentados. Ligue imediatamente para Defesa Civil (199);
  • Revise o madeiramento de sua casa;
  • Desligue os aparelhos elétricos das tomadas e o gás;
  • Em caso de raios, se estiver na rua:
  • Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;
  • Não fique no topo de prédios;
  • Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos;
  • Nunca se abrigue embaixo de árvores isoladas;
  • Evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios (Pequenas construções não protegidas, tais como celeiros, tendas ou barracos; veículos sem capota como tratores, motocicletas ou bicicletas);
  • Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica;
  • Evite estruturas altas, tais como torres, de linhas telefônicas e de energia elétrica;
  • Se estiver dentro de casa:
  • Não use telefone com fio;
  • Não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas;
  • Não toque em equipamentos elétricos que estejam ligados à rede elétrica.

 

 

Telefones úteis:

 

 

  • Corpo de Bombeiros – 193
  • Polícia Militar – 190
  • Defesa Civil Municipal – 199
  • PRF – 191
  • Samu – 192