Ônibus de vários estados foram conduzidos para a Polícia — Divulgação
A Polícia Federal divulgou ‘nota à imprensa’ onde informa que 1.500 pessoas foram conduzidas pela Polícia Militar do Distrito Federal na noite de segunda-feira (9), após envolvimento “nos atos antidemocráticos do último domingo (8)” para a Academia Nacional de Polícia, em Brasília, cumprindo determinação do STF, o Supremo Tribunal Federal.
No local, os detidos continuam sendo submetidos aos procedimentos de polícia judiciária. Após os trâmites realizados pela Polícia Federal, os presos estão sendo apresentados à Polícia Civil do DF, responsável pelo encaminhamento dos detidos ao Instituto Médico Legal e, posteriormente, ao sistema prisional.
Até o início da noite de terça-feira (10), 727 pessoas foram presas. Por questões humanitárias foram liberados 599 detidos, em geral idosos, pessoas com problemas de saúde, em situação de rua e pais/mães acompanhados de crianças.
Os procedimentos estão sendo acompanhados, ininterruptamente, pela Ordem dos Advogados do Brasil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Saúde do DF, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Defensoria Pública da União. Todos estão recebendo alimentação regular (café da manhã, almoço, lanche e jantar), hidratação e atendimento médico quando necessário, diz a nota.