Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
14°C
PRONASCI

Fase 2 do programa inscreve até hoje

Prazo prevê limite para inscrições em ação profissionalizante

16 de outubro 2023 - 11h16 Por Redação Douranews
Fase 2 do programa inscreve até hoje Programa distribui recursos para qualificação — Ag Brasil/Lula Marques

Termina nesta segunda-feira (16) o prazo para estados e municípios aderirem ao segundo estágio do Pronasci, o  Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania. O termo de adesão prevê cooperação entre a União e entes federados em ações cujos recursos provêm do Fundo Nacional de Segurança Pública, do Fundo Penitenciário Nacional e do Fundo Nacional Antidrogas.    

Um dos projetos do Pronasci 2 é o bolsa-formação, que visa à qualificação profissional de integrantes das polícias militar, civil e penal, do corpo de bombeiros militar, dos órgãos oficiais de perícia criminal e das guardas municipais. Ao todo, serão disponibilizadas 100 mil bolsas-formação em todo o país.  

A estratégia prevê o pagamento de bolsas, no valor mensal de R$ 900, durante o curso, em ações estratégicas de ensino que visam a aprimorar o Estado Democrático de Direito, o fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e a defesa dos direitos e garantias fundamentais, sobretudo, àqueles relativos à proteção de minorias e grupos vulneráveis. 

Pronasci 2 

O Pronasci 2 destina-se a articular ações de segurança pública para a prevenção, o controle e a repressão da criminalidade, estabelecendo políticas sociais e ações de proteção às vítimas. Alguns dos eixos prioritários incluem o enfrentamento e a prevenção da violência contra mulheres; o combate ao racismo estrutural e políticas públicas de segurança, com foco em territórios vulneráveis e com altos indicadores de violência.