A esperada estação das flores começa segunda-feira — Douranews
A primavera no Hemisfério Sul começa às 15h19 pelo horário de Brasília desta segunda-feira (22) e termina ao meio-dia no dia 21 de dezembro. Climatologicamente, esse é um período de transição entre as estações seca e chuvosa no setor central do Brasil.
Mato Grosso do Sul deve ter temperaturas mais altas que o normal, com chuvas irregulares e ocorrência do fenômeno La Niña no último trimestre de 2025.
De acordo com o Cemtec, o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, estes últimos três meses meses são os mais quentes do ano, principalmente outubro.
Na média histórica dos últimos 30 anos, segundo o Cemtec, as chuvas variam entre 400mm e 500mm em Mato Grosso do Sul, no último semestre do ano. As regiões nordeste e extremo sul costumam ter mais pluviosidade, variando de 500mm a 600mm. Já na região noroeste do Estado, as chuvas vão de 300mm a 400mm.
Neste ano, de forma geral, a tendência climática indica irregularidades nas chuvas, que podem ficar abaixo ou acima da média histórica. No entanto, apenas a região sudeste tem previsão de chuvas ligeiramente abaixo da média histórica para o trimestre.
Calor acima da média
Nos últimos 30 anos, a média de temperaturas varia entre 24°C e 26°C na maior parte de Mato Grosso do Sul. Apenas as regiões noroeste, a qual tem variação de 26°C a 28°C, e o extremo sul, de 22°C a 24°C, são exceções a esta tendência.
No entanto, o Cemtec espera que os termômetros marquem ainda mais calor nos próximos meses. A tendência climática para o próximo trimestre é de temperatura do ar ligeiramente acima da média para o período, ou seja, meses mais quentes que o normal.
La Niña
O Cemtec também indica 71% de probabilidade para a ocorrência de condições do fenômeno La Niña no trimestre de outubro a dezembro. No entanto, o Centro meteorológico destaca que não é apenas esta força climática que determina as condições gerais do clima e, de forma geral, a atuação do fenômeno é indireta no clima de Mato Grosso do Sul.
No Estado, o La Niña pode intensificar a irregularidade climática, com alternância entre estiagens e episódios de chuvas intensas. Além disso, o La Niña pode favorecer temperaturas acima da média em várias regiões do Estado, prolongando períodos secos.
No Brasil
Também é possível notar durante a primavera o processo de convergência de umidade vinda da Amazônia, que contribui para a definição da qualidade do período chuvoso sobre as regiões Centro-Oeste e Sudeste e em parte do centro-sul da Região Norte.
Durante a estação, os acumulados de precipitação (de chuvas) no norte da Região Nordeste costumam ser inferiores a 100 milímetros, principalmente, no norte do Piauí e noroeste do Ceará. As temperaturas são mais elevadas em grande parte da Região Norte, interior da Região Nordeste e em alguns pontos da parte central do Brasil.