O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu neto, Arthur Araújo Lula da Silva, que faleceu em 1º de março de 2019, quando ele estava preso — Ricardo Stuckert
Um homem que fez, em 2019, uma publicação ironizando a morte do neto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado pela Justiça de São Paulo nesta terça-feira, 28. Hudson Luiz da Cruz de Menezes terá que pagar ao petista uma indenização de 1.412 reais, apagar as publicações feitas nas redes sociais e ainda publicar, nos mesmos perfis, a íntegra da sentença que lhe condenou .
Arthur Araújo Lula da Silva, neto do presidente, faleceu no dia 1º de março de 2019 em um hospital em Santo André, por conta de uma meningite. Na época, o menino tinha apenas sete anos. O irmão de Lula, Genival Inácio da Silva, também havia falecido havia menos de três meses. O presidente estava preso pela condenação que teve na Operação Lava-Jato.
Menezes disse, nas redes sociais, que a morte do menino de sete anos era uma espécie de “castigo” para Lula. “Lula tá só começando a pagar pelo tanto de vida que ele matou ao roubar dinheiro público da saúde. A Justiça de Deus não falha…”, escreveu nas redes sociais, onde detinha um perfil com o nome “Hudson du Mato”. Sem ter condições de arcar com um advogado, ele foi defendido pela Defensoria Pública.
“Aproveitar-se da morte do familiar e do momento da dor para fazer considerações políticas já é um comportamento que destoa do debate de ideias livres em um contexto de civilidade básica cujo preceito primário é respeitar o interlocutor, debater não é apenas falar, isso é discurso, não é debate, no debate ouvir é tão importante quanto dizer, e para ouvir (e não apenas escutar) é preciso respeitar o debatedor enquanto indivíduo e isso implica respeitar momentos de fragilidade, notadamente o luto”, diz trecho da sentença do juiz Fernando de Oliveira Domingues Ladeira, da 7ª Vara Cível de São Bernardo do Campo.
O valor da indenização é o mesmo que foi solicitado na petição inicial (um salário mínimo à época), que foi feita pelo escritório do ex-ministro da Justiça e advogado Eugênio Aragão. Lula não costuma ingressar com ações contra adversários — apenas quando são questões que envolvem membros da sua família. A sentença ainda será enviada ao Diário de Justiça e poderá ser alvo de recurso para o Tribunal de Justiça de São Paulo.