O secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, inaugurou nesta quinta-feira (29), juntamente com o diretor-presidente adjunto do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Donizete Aparecido da Silva, a primeira Delegacia de Repressão aos crimes Relacionados à Atividade Executiva de Trânsito (aDeletran) do Estado.
A unidade que é diretamente subordinada ao Departamento de Polícia Especializada e integrada ao Detran, conforme decreto publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (30), vai cuidar de casos relacionados a adulteração de documentos e de veículos. A delegacia fica localizada na sede do órgão, em Campo Grande.
O secretário José Carlos Barbosa enfatizou, durante a solenidade de inauguração, que a unidade vai desafogar as demais que trabalhavam com crimes relacionados à atividade executiva de trânsito. “Atualmente são cerca de 800 inquéritos que transitam anualmente para as duas unidades especializadas, a de Repressão aos Crimes de Defraudações e Falsificações e a de Furtos e Roubos de Veículos (DEFURV), relacionados a falsificação de documentos, fraudes na obtenção de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), adulterações de documentos exigíveis pela legislação de trânsito, e adulteração de sinal identificador de veículos ao trânsito. A Deletran tem a função de desafogar as outras”, explicou.
Para a delegada Alexandra Maria Favaro, que e vai comandar o local, a inauguração desta nova delegacia demonstra que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública está atuando fortemente no combate a criminalidade, além de reduzir significativamente o número de procedimentos que são encaminhados para duas unidades especializadas. “Essa delegacia vai receber procedimentos relacionados à atividade do Detran, com o objetivo de agilizar os serviços prestados à população sul-mato-grossense, uma vez que ela vai trabalhar em parceria com todas as delegacias do Estado “, ressaltou a delegada.