Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
16°C
Cidades

Servidores de Caarapó participam de capacitação em Brasília

05 de maio 2011 - 21h15 Por Redação Douranews, com Assessoria
Servidores de  Caarapó participam de capacitação em Brasília
Com o objetivo de fortalecer a cultura  musical no município caarapoense, os servidores de Caarapó, professor Edson Di Carvalho, e a coordenadora do projeto AABB/Comunidade, Sandra da Silva Santos, participaram no final do mês passado na Capital federal, de uma capacitação sobre o projeto “Vozes do Brasil”. O evento teve a presença de 25 representantes de vários Estados do País e foi ministrado pela maestrina, Patrícia Tavares, da Universidade de Brasília/DF (UNB).

O Projeto é resultado da parceria entre a Fundação Banco do Brasil e a Federação Nacional das Associações Atléticas Banco do Brasil, e pretende formar 25 corais com crianças participantes do Programa. Além de Caarapó em Mato Grosso do Sul, foram selecionados para participar do curso, representantes de Maracaju e Guia Lopes da Laguna

De acordo com o coordenador de Cultura e Turismo, José Carlos Fagundes, o Cobrinha, o curso em si vai ser de grande importância para o município, em especial para os integrantes do projeto “Música do Vale”, desenvolvido pela atual administração. “Com essa modernidade na qual estamos vivendo, vai sobressair  quem optar pela qualificação na mão-de-obra, ou seja, as capacitações. No caso da música por exemplo, são novas técnicas, novos métodos que estão surgindo a cada momento”, disse.

Música do Vale

O coordenador disse ainda que atualmente são atendidos cerca de 370 alunos que participam de  aulas  de violão clássico e canto, dividido nos níveis médio, básico e avançado. Os integrantes do projeto estão divididos nas seguintes faixas etárias: de 9 a 12 anos (categoria infantil). Já  de 12 a 18 anos, a chamada categoria juvenil, e  acima de 18 anos, a categoria  adulto. Os locais de funcionamento são: No prédio do PETI, no Departamento de Cultura, na Aldeia Indígena Te’ýikue, Centro da Criança e do Adolescente “Osvaldo Jerônimo”, Escola Municipal Rui Barbosa, e na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (PETI/AABB Comunidade).

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Martins, o projeto Música do Vale tem alcançado as expectativas e tem procurado levar aos alunos uma opção para aprender a arte cultural de tocar violão, e que o município tem proporcionado de forma gratuita, a oportunidade para que diversas pessoas possam participar do projeto.

O professor  Edson Di Carvalho, além de ministrar as aulas de violão e canto está também na regência da Orquestra de Violões Guarany, e também a frente da Banda Musical, ambos da aldeia indígena Te’ ýikue.

Mais informações sobre o projeto “Música do Vale” no  Departamento de Cultura e Turismo, órgão vinculado a  Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ou no telefone 3453 3192.