A ação foi proposta pelo Promotor de Justiça de Chapadão do Sul, Marcus Vinicius Tieppo Rodrigues, onde a mesma é fundamentada em apurações iniciadas no segundo semestre de 2010.
De acordo com dados do processo, neste período houve a utilização irregular de verbas públicas, mais precisamente as ditas indenizatórias e também a prática de atos de improbidade administrativa porque pagaram com dinheiro público contas particulares.
Dentre as contas particulares pagas pelo vereadores com dinheiro público está abastecimento de combustível em veículo particular; pagamento de revisão em veículo particular; pagamento de contas telefônicas particulares sem discriminação das chamadas e também custeamento de informes pessoais na mídia.
O Promotor de Justiça pede que os atos de improbidade resultem na suspensão dos direitos políticos dos envolvidos, na perda da função pública, na indisponibilidade dos bens e na devolução aos cofres públicos dos valores atualizados.(F