A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) promove nos dias 8 e 9 de agosto, das 8 às 17 horas, no município de Sidrolândia, capacitação para os produtores do Assentamento Jiboia, que trabalham com a produção de doces caseiros e picles de pimentas.
A capacitação tem como objetivo principal, através das palestras, melhorar as relações humanas principalmente na área profissional. De acordo com Lecir Marques Machado, da Unidade Estadual de Prevenção e Combate à Discriminação Étnico Social, da Setas, as palestras terão carga horária de 16 horas, onde serão tratados assuntos que visam auxiliar o gerenciamento e a produção dos assentados.
Dentre os temas estão: Autoestima; fundamentos das relações humanas; grupos sociais; interação social; comportamento humano e reações emocionais; reflexão sobre a comunicação; atendimento com qualidade e uma reflexão sobre a ética e a moral no âmbito profissional orientação e capacitação da mão de obra para as unidades produtivas.
Em relação à mão de obra para a unidade produtiva, a abordagem será a importância do trabalho coletivo, divisão de tarefas, lideranças e potencialidades do grupo, destacando a diferença entre associativismo e grupo produtivo.
Esse projeto vai beneficiar os produtores do assentamento que são famílias de pequenos agricultores que praticam atividade leiteira e culturas de subsistência. Comercializam o pequeno excedente de produção e para complementar a renda, trabalham em fazendas da região e na usina de açúcar e álcool.
A associação do assentamento Jiboia surgiu de uma necessidade dos produtores terem um espaço para que pudessem produzir seus produtos com mais qualidade, higiene e que pudessem ter um selo de qualidade.
O projeto é em parceria com a Eletrobrás, Enersul, Associação União dos Agricultores Familiares do Assentamento Jiboia e Prefeitura Municipal de Sidrolândia, além da Agraer (Agência de Gerenciamento Agrário e Extensão Rural), Programa Luz para Todos e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Sidrolândia.