Um bebê de um ano e oito meses morreu com suspeita de leishmaniose no fim da tarde de domingo (6), no Hospital Universitário, em Campo Grande. O bebê, que morava com a família em Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande, estava internado havia dez dias na capital. O diagnóstico final fica pronto em 30 dias e deverá ser divulgado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (Lacen/MS).
Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, o bebê começou a apresentar os primeiros sintomas da doença no fim de outubro. No dia 26, ele foi internado em um hospital da cidade e, no dia 27, foi transferido para Campo Grande.
Ainda segundo o órgão, todos os membros da família da vítima foram encaminhados a unidades de saúde para a realização de exames. O objetivo é verificar se há outros casos de contaminação por leishmaniose.
A casa onde mora a família, na vila Carioca, passará por vistoria de agentes comunitários de saúde. Moradores receberão orientações sobre como evitar a doença.
Casos
De janeiro até a primeira semana de novembro de 2011, foram registrados foram registrados 215 casos de leishmaniose em seres humanos e seis mortes em Mato Grosso do Sul, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Somente em Campo Grande, foram 126 casos e duas mortes neste ano.