Buscar terça-feira, 1 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
18°C
Cidades

Detran vai registrar ciclomotores em Corumbá

26 de janeiro 2012 - 11h55 Por Redação Douranews, com Assessoria
Detran vai registrar ciclomotores em Corumbá
A partir de hoje (26), os proprietários de veículos ciclomotores já podem procurar o Detran-MS, para fazer o registro do veículo. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) e a Agência Municipal de Trânsito de Corumbá (Agetrat), assinaram convênio para regulamentar o registro de veículos ciclomotores. O convênio foi publicado no Diário Oficial do Estado de hoje.

Para registrar o veículo ciclomotor, os proprietários deverão procurar o Detran-MS com os seguintes documentos: nota fiscal do veículo, documento de identificação e comprovante de residência do proprietário.

Ciclomotores

Segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CBT), os ciclomotores são veículos de duas ou três rodas, provido de um motor de combustão interna, que a cilindrada não exceda a cinquenta centímetros cúbicos e cuja velocidade máxima de fabricação não exceda a cinquenta quilômetros por hora. Os modelos mais comuns são a mobilete e a moto elétrica.

Nos casos da moto elétrica, os proprietários terão que verificar se o veículo possui pré-cadastro no Registro Nacional de Veículos (RENAVAM). "Algumas motos elétricas foram importadas como brinquedos e nesse caso não há como fazer o registro como veículo", explica a gerente da agência do Detran-MS de Corumbá, Marilin Rocha de Oliveira.

Além da exigência do registro do veículo, o condutor de ciclomotores deve ser habilitado na categoria "A" ou possuir uma Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), que também é expedida pelo Detran-MS. Para ambas, o condutor deverá ter mais de 18 anos, saber ler e escrever, possuir Identidade, além de ser aprovado nos exames de aptidão física, mental, psicológica e avaliação escrita e prática do conteúdo do Curso de Formação de Condutores.