O Governo do Estado, através da Agesul (Agência de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul), iniciou terça-feira (22) as obras de recuperação do trecho de 1,8 quilômetro da rodovia MS 157, no bairro Pedra Bonita, localizado na saída de Itaporã para Maracaju.
O trabalho de recuperação do trecho deve se estender pelos próximos 45 dias e inclui a limpeza completa de valetas, implantação de sistema de drenagem de águas pluviais, remoção da pista atual e implantação de nova base asfáltica, com sistema de drenagem. As intervenções seguem o projeto elaborado pela equipe de engenharia da Agesul em Dourados.
A implantação do sistema de galerias de drenagem de águas pluviais é considerada essencial para manter o trecho em boas condições de tráfego. Atualmente, não há um sistema de escoamento ao longo do trecho e a água da chuva fica parada na pista, fato que facilitava o surgimento de buracos e tornava inútil o serviço de tapa-buraco ou recapeamento no trecho, já que poucos meses depois as fissuras e buracos reapareciam, fato que gerava desperdício do dinheiro público investido em melhorias paliativas.
A recuperação do trecho, que é um anseio antigo da população de Itaporã, principalmente dos moradores do bairro Pedra Bonita, se torna realidade em virtude do trabalho do prefeito Wallas Milfont (PDT), que, através da parceira e do bom relacionamento com o deputado federal licenciado e atual secretário estadual de Obras Públicas, Edson Giroto, e com o deputado estadual Osvane Ramos (PROS), conseguiu viabilizar junto ao governador André Puccinelli (PMDB) a revitalização completa do trecho em apenas 10 meses de gestão.
A obra também é resultado da atuação do vereador Valdomiro de Freitas, que em fevereiro passado encaminhou indicações aos membros da bancada federal de Mato Grosso do Sul, inclusive a Edson Giroto, solicitando a destinação de recursos para a revitalização do trecho. “Como nosso líder na Câmara, o vereador Valdomiro de Freitas também voltou suas atenções para a situação da MS 157 e solicitou a viabilização de recursos para a obra, que passa a ser uma realidade”, disse Wallas.