Pelotão da PM foi instalado em Douradina — Divulgação
A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) oficializou, em solenidade realizada nesta segunda-feira (11), a implementação do 3º Pelotão PM destacado em Douradina, reforçando o compromisso com a segurança pública no município. O evento contou com a presença de autoridades militares, civis e da comunidade local.
O Segundo-Tenente Jeferson Douglas Barbosa de Jesus, designado para comandar o 3º Pelotão, comandou a tropa formada, de acordo com a Portaria 169/2025, que modifica o Regulamento Geral da PMMS para atender às demandas estratégicas da região com a criação da nova unidade.
Durante a cerimônia, ex-comandantes do Grupamento de Polícia Militar de Douradina foram homenageados, em reconhecimento pelas contribuições ao longo dos anos. O Terceiro-Sargento Marcos Antonio da Silva, militar da reserva, também recebeu honrarias por serviços prestados à segurança pública local.
Fala das autoridades
A prefeita Nair Branti reconheceu que a criação do Pelotão "é um avanço significativo para nossa cidade". Ela agradeceu à PMMS "pela atenção às nossas demandas" e reafirmou o apoio às ações de segurança.
O presidente da Câmara, vereador Aldair Juvenal Barroquel, disse que o ato inaugurou "um novo capítulo na história de Douradina, com mais estrutura para proteger nossos cidadãos".
O comandante do 3o. BPM (o Batalhão de Polícia Militar) em Dourados, Tenente-Coronel Samuel Castilho Ferreira Aragão, reiterou que o 3º Pelotão "chega para somar às ações já desenvolvidas, com foco na prevenção e no combate à criminalidade, sempre em parceria com a população".
Já o Coronel Rodrigo Alex Potrich, comandante do CPA-1, o Comando de Policiamento de Área, definiu a instalação do Pelotão de Douradina como "um avanço estratégico para toda a região, e estamos certos de que trará resultados significativos na redução dos índices criminais e no fortalecimento da polícia comunitária".
De acordo com nota do Comando do 3o. Batalhão da PM, a criação do Pelotão em Douradina atende a um planejamento estratégico da PMMS para descentralizar e ampliar o policiamento no interior do estado, com base em estudos técnicos e demandas locais.