Menu
Buscarsábado, 20 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
14°C
Cidades

Três Lagoas promove passeata no Dia Mundial da Água

22 março 2011 - 15h36Por Redação Douranews, com Assessoria

Chamando atenção para um tema muito importante, 140 crianças, que são assistidas pelo projeto AABB Comunidade, participaram na manhã desta terça-feira (22) de uma passeata alusiva ao Dia Mundial da Água.

A passeata em prol do “bem natural” mais importante para a sobrevivência dos seres vivos teve como cenário um dos mais importantes cartões postais da cidade, a Lagoa Maior.

“Escolhemos a Lagoa Maior por estar totalmente ligada a esta data”, explicou a assistente pedagógica Elaine Cristina Ornelas.

Durante a passeata, além de conhecer as belezas da Lagoa Maior, as crianças aprenderam que simples atitudes são capazes de trazer grandes resultados. A passeata relacionou o cotidiano dos alunos com a preservação da água. Através de cartazes, máscaras e faixas que foram confeccionadas pelos próprios alunos, eles chamavam a atenção de quem passava pelo local. Tudo em prol do Dia Mundial da Água.

“Aproveitamos a oportunidade para transmitir aos nossos alunos noções de cuidados com o meio ambiente e principalmente com a água. A atividade de hoje nos permitiu relacionar o cotidiano dos alunos com a preservação da água, mostrando-lhes que essa preservação é fundamental para a sustentabilidade do meio ambiente e da sociedade”, explicou Elaine.

A passeata educativa foi realizada através de uma ação conjunta do Projeto AABB Comunidade e a Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Trabalho.

“O objetivo da realização dessa passeata no Dia Mundial da Água é informar aos nossos alunos e também à sociedade sobre a necessidade de conservação dos recursos hídricos. Além disso, o Dia Mundial da Água visa conscientizar a população sobre a importância do combate ao desperdício de água no dia a dia para a preservação do Meio Ambiente”, frisou a assistente pedagógica.

O dia 22 de março é o dia da festa da água. Dia de voltar os olhos para a importância daquela que nem sempre é tida como a essência da vida. É o dia de reforçar o processo de conscientização para combater o desperdício e usar racionalmente esse recurso natural tão precioso e essencial para a sobrevivência humana.

APRENDIZAGEM

Os estudantes que marcaram presença na passeata do Dia Mundial da Água aprenderam com muita diversão sobre o Meio Ambiente e a preservação dos recursos hídricos.

Os alunos Joel Menezes Santos Júnior e Camile Evelin da Silva aprenderam bem a lição.

“Aprendi a importância de preservar a água para o futuro da humanidade. Estou muito preocupado com a falta d’água no futuro”, disse Joel.

Já Camile lembrou que essa passeata mostrou como o homem vai poluindo as águas com o passar dos anos. “Temos que conscientizar as pessoas e os nossos colegas para a situação da água no futuro. Muitas pessoas ainda não sabem que muitas coisas que estão fazendo são prejudiciais à natureza e um dia a água pode acabar”, ressaltou a aluna.

Iniciativas como esta fazem com que os alunos aprendam uma lição muito importante e com isso se tornem agentes multiplicadores, levando e praticando em casa tudo aquilo que aprenderam, dando o primeiro passo para um futuro melhor e mais consciente em relação ao Meio Ambiente.

“Todos nós somos responsáveis por cuidarmos do Meio Ambiente. A atividade que hoje foi desenvolvida com os alunos com certeza refletirá no amanhã mais consciente. Estamos fazendo a nossa parte e convidamos toda a sociedade para atuar junto conosco”, finalizou Elaine.

ECONOMIZAR ÁGUA

Algumas atitudes simples podem contribuir para o uso consciente da água: -Não demore muito tempo no chuveiro. Em média, um banho consome 70 litros de água em apenas 5 minutos, ou seja, 25.550 litros por ano.

-Preste atenção ao consumo mensal da conta de água. Você poderá descobrir vazamentos que significam enormes desperdícios de água. Faça um teste: feche todas as torneiras e os registros de casa e verifique se o hidrômetro – aparelho que mede o consumo de água – sofre alguma alteração. Se alterar, o vazamento está comprovado.

-Você pode economizar 16.425 litros de água por ano ao escovar os dentes, basta molhar a escova e depois fechar a torneira. Volte a abri-la somente para enxaguar a boca e a escova.

-Cuidado: Nada de varrer quintais e calçadas com esguicho, use a vassoura.

Deixe seu Comentário

Leia Também