Segundo Augusto César, a banda douradense possui, hoje, em seus quadros, 20 músicos que executam as mais variadas canções, que vão da MPB a música popular, passando por hinos e clássicos que fazem parte de seu vasto repertório.
A primeira apresentação da banda, após sua reativação, aconteceu em dezembro, com a participação no calendário festivo de aniversário da cidade de Dourados, na praça Antônio.
O maestro também contou que os ensaios da Banda Lira Douradense acontecerão todas as quartas e sextas-feiras, das 18 às 20h30 e que já para o mês de fevereiro, está em fase adiantada de estudo um projeto que envolverá principalmente crianças, adolescentes, assim como abrirá espaço também para adultos.
Dizendo ser muito difícil atuar na cultura em Dourados, o maestro conta que ele e seu companheiro sempre contaram com a compreensão de seus músicos, muito embora a administração passada não tenha dado o devido respeito pela banda que já representou a cidade em diversas cidades de Mato Grosso do Sul e também em outros estados. “A dona Délia Razuk nos surpreendeu ao ordenar que a banda retornasse e somente temos que agradecer a ela. Independente deste valoroso apoio a qual somente temos que agradecer seu empenho, esperando que a próxima administração dê continuidade aos nossos projetos, que nada mais são do que incentivar a cultura musical. Esperamos com grande expectativa que a próxima administração faça com que a nossa Banda Lira Douradense prossiga em seu destino, formando músicos que possam no futuro representar bem a nossa cidade”, finalizou o maestro ressaltando o empenho da atual administração que, mesmo passando pelas mais variadas dificuldades está, na medida do possível, dando o apoio que a nossa banda tanto faz por merecer”, concluiu o maestro.
A Volta
A Banda Lira Douradense, que estava com as atividades paralisadas desde 2009. Em novembor foi reativada pela atual administração. Em reunião no início deste mês com a prefeita Délia Razuk, os maestros Augusto César da Silva Santos e Ângelo Vicente receberam a confirmação de que o município vai dar prosseguimento ao trabalho musical da banda, criada em 1974 através de lei municipal.
Incentivadora da arte e cultura, Délia Razuk disse que a prefeitura vai se empenhar para oferecer todo o suporte necessário à reativação da Lira. Em novembro, ao autorizar a reativação da banda, ela afirmou que “ que depender de nós para que a banda volte a se apresentar, levando a arte musical para nossa população, sem dúvida alguma será feito. Gostaria inclusive que vocês reunissem os músicos e preparassem uma bela apresentação já para a programação de aniversário da cidade”, solicitou a prefeita na oportunidade.
Délia Razuk disse também que o município iria viabilizar um espaço para que a banda pudesse oferecer aulas de música e também fazer os seus ensaios. A prefeita também se comprometeu que, se fosse necessários, seriam adquiridos novos instrumentos. “O que não podemos é deixar uma banda que faz parte da história da nossa cidade continuar parada, sem mostrar a arte musical para todos. A Lira Douradense é uma demonstração viva de nossa cultura e isso precisa ser valorizado”, ressaltou na oportunidade Délia Razuk.
A Lira Douradense é formada por pessoas da sociedade civil que atuam voluntariamente.
Considerada em 1979 como de utilidade pública, a banda chegou a ter 23 músicos e 15 alunos inscritos nas aulas de teoria musical, que eram ministradas gratuitamente.
A Lira Douradense chegou a ser a campeã nacional na década de 80 do Concurso de Bandas e Fanfarras na categoria banda musical.
A banda teve suas atividades paralisadas por duas vezes, à primeira entre 1997 e 2000 e depois em 2009. De acordo com o maestro Ângelo Vicente, a retomada da banda é uma conquista de toda a população. “Estamos muito contentes com a decisão da prefeita em prosseguir com este projeto. A banda é um incentivo cultural à sociedade, em especial às crianças. Este era um sonho que, para nós, nunca acabou. Agora a prefeita nos dá a satisfação de que vamos ver novamente a sua realização”, finalizou o maestro Ângelo Vicente.