Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
16°C
Cultura

XXIX Fonaje: Participantes apresentam projetos sobre os juizados

27 de maio 2011 - 19h09 Por Redação Douranews, com TJMS
XXIX Fonaje: Participantes apresentam projetos sobre os juizados

Na manhã desta sexta-feira (27), dando continuidade ao XXIX Fórum Nacional dos Juizados, que acontece em Bonito-MS, ocorreu a apresentação de trabalhos e projetos relacionados aos Juizados Especiais.
A primeira apresentação foi feita pelo Dr. Edson Edgard Batista, da Comarca de Urânia, no Estado de São Paulo, sobre o tema “Núcleo de Pacificação”, um projeto sobre a implantação de uma rede de cooperação, com envolvimento comunitário na busca de uma cultura da pacificação. A medida será implantada em caráter experimental na pequena Comarca de Urânia, onde habitam em torno de 14 mil pessoas.

O segundo juiz a se apresentar foi Carlos Henrique Garcia de Oliveira, do Poder Judiciário do Estado do Ceará. O magistrado abordou o tema “Mediação e Conciliação – Um estudo sobre a aplicabilidade na segunda unidade dos juizados especiais da Comarca de Fortaleza”, relatando sobre este estudo que está sendo feito sobre os institutos da mediação e conciliação nessa unidade judicial.

A terceira apresentação foi feita pelo juiz titular da Comarca de Cassilândia, Sílvio Cézar do Prado, o qual apresentou o Projeto de Virtualização dos Juizados Especiais  em Mato Grosso do Sul.  No primeiro momento da explanação, foi apresentado um vídeo institucional que demonstra como o judiciário sul-mato-grossense está implantando a revolução digital em suas comarcas.

A juíza titular da 5ª Vara dos Juizados Especiais de Campo Grande, Sandra Regina da Silva Ribeiro Artioli, fechou os trabalhos apresentando como foi desenvolvido o projeto de Eliminação de Autos Físicos nos juizados do Estado de Mato Grosso do Sul, que já descartou mais de 50 toneladas de papel.

Agora está acontecendo a Sessão Plenária e a escolha da sede do XXX Fonaje. Finalizando o encontro, no fim da tarde desta sexta-feira será lançado o livro “Juizados Especiais – Estudos em homenagem ao Desembargador José Fernandes Filho”.