Na programação, as festas contam com atividades diversas, barracas de comidas típicas, brincadeiras e apresentações de quadrilhas por adolescentes e servidores. As comemorações são organizadas pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública, por meio da Superintendência de Assistência Socioeducativa, em parceria com a Secretaria de Educação, por meio da Escola Pólo Professora Evanilda Maria Neres Cavassa.
As festas juninas e julinas já foram agendadas e estarão acontecendo nas próximas semanas. Em Corumbá, no dia 21 (terça-feira), a Unei Pantanal realiza sua quermesse, seguida pela Unei Mitaí, de Ponta Porã, no dia seguinte, 22 de junho. No próximo mês, no dia 1° de julho, a Unei feminina Estrela do Amanhã, de Campo Grande, acende a fogueira. A Unei Dom Bosco, da Capital promove sua festa no dia 6.
Na primeira quinta-feira de julho (7), as festividades acontecem no município de Dourados, onde a Unei feminina Esperança, realiza a festança no período matutino; a Unei masculina Laranja Doce comemora durante a tarde. As festividades terminam no dia 8, com o arraial Unei Tia Aurora, de Três Lagoas, e contam com o apoio das empresas de alimentação tercerizadas que atuam nas unidades.
De acordo com o Superintendente de Medidas Socioeducativas, coronel Hilton Villasanti, atividades dessa natureza são muito importantes e vêm ao encontro das metas estabelecidas no plano de gestão das Uneis, que prioriza a participação da família durante o cumprimento das medidas socioeducativas. "Essas ações contribuem sobremaneira para a formação educacional e moral dos adolescentes, proporcionam lazer, cultura e favorecem a integração e o convívio familiar”, explica o superintendente.
Villasanti destaca que a participação da família é importante para a recuperação do socioeducando e reforça o convite para que todos participem desse momento de lazer e integração. “A família está mais que convidada a participar dos eventos, pois ela é fundamental para a vida de qualquer adolescente durante o período de cumprimento de medida socioeducativa”.