Com a programação finalizada, o 13º Festival de Inverno de Bonito, realizado pelo governo do Estado de Mato Grosso do Sul e que acontece de 25 a 29 de julho, terá mais atrações, novos espaços e homenagem interativa ao poeta Manoel de Barros.
Este ano o Festival ampliou os espaços para público devido ao aumento de visitantes a cada edição. O palco Fala Bonito terá o dobro de apresentações, com artistas de Mato Grosso do Sul e do Brasil. O pavilhão das Artes abrirá espaço para um lounge interativo na rua Pilad Rebuá, com sofás, plantas e poemas do grande Manoel de Barros.
As primeiras atrações confirmadas para o 13º Festival de Inverno de Bonito foram os artistas do Estado selecionados pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul: Karina Marques, Jerry Espíndola e Beatles Maníacos, na quinta-feira, 26 de julho; banda Naip, na sexta, 27 de julho e Maria Cláudia e Marcos Mendes no sábado, 28 de julho. Eles se apresentam no Palco Fala Bonito.
Os selecionados na área de dança, teatro e circo se apresentam no Palco das Águas, que também fica na Praça da Liberdade: "Maria, Madalena", espetáculo de dança do Conectivo Corpomancia e “Os Corcundas”, peça teatral do Circo do Mato, se apresentam na quinta (26 de julho); na sexta (27 de julho) a Cia. Isa Yasmin de Dança apresenta o espetáculo “Dançar, Pulsar”; no sábado (28 de julho) é a vez do Teatro Imaginário Maracangalha com a peça “Tekoha Ritual de vida e morte do Deus pequeno”.
Os artistas nacionais se apresentam tanto no Palco Fala Bonito quanto na Grande Tenda, maior espaço de apresentações do Festival de Inverno: no dia 25 (quarta) as atrações são Sérgio Reis (Fala Bonito) e Alcione (Grande Tenda); dia 26 (quinta) é a vez de Maria Rita (Grande Tenda); 27 de julho (sexta) se apresentam Nando Reis (Fala Bonito) e Monobloco (Grande Tenda); no sábado, 28 de julho, encerram a noite Roberta Sá (Fala Bonito) e O Rappa (Grande Tenda).
Manoel de Barros
O túnel temático do Festival de Inverno de Bonito de 2012 faz justa homenagem a um dos maiores poetas contemporâneos: Manoel de Barros. Se em edições anteriores o evento abordou temas como a terra, as águas, a fauna e a flora pantaneira, dessa vez a poesia ganha o espaço para que o público visitante possa “sonhar acordado”, percorrendo um espaço mágico, de sonhos, lúdico e poético, como se navegasse em um cosmo imaginário.
Ele não será apenas um túnel contemplativo. O visitante não passará imune ao conteúdo que recheia esse espaço, repleto de poemas, desenhos e informações do universo mágico e profundo do poeta.
São 100 metros de comprimento formados por uma estrutura em forro e madeira com 4,50m de altura por 7,0m de largura, em módulos a cada 5,0m. Nessa estrutura, com tecidos e vinis, serão montados flocos que se assemelham a nuvens e instalados 20 painéis com impressões de poemas e desenhos do poeta Manoel de Barros.