Buscar terça-feira, 1 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
21°C
cine sustentável

Sicredi exibe filme em praça pública do país

Projeto de circuito nacional já passou por dez estados

06 de junho 2024 - 07h27 Por Redação Douranews
Sicredi exibe filme em praça pública do país Comunidade tem oportunidade de reviver a magia do cinema — Divulgação

O Cine Sustentável Sicredi dá continuidade ao circuito nacional de exibição de filmes em praça pública, iniciado no ano passado em parceria com a Fundação Sicredi, com intensa programação durante todo o mês de junho. Nesta nova etapa, o projeto itinerante que oferece oficina de fotografia e cinema gratuito ao ar livre abre a tela inflável em 11 cidades dos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins e Goiás.

Apoiado pela Fundação Sicredi, que há anos viabiliza projetos culturais pelo Brasil, o Cine Sustentável Sicredi abrange a maior parte da extensão territorial do país, levando cultura e entretenimento para todas as regiões do país.

Esquentando o mês de junho com cinema e pipoca, esta etapa do Cine Sustentável Sicredi vai ser intensa. Ela ocorre de 5 a 29 de junho em Jatei, Ribas do Rio Pardo e Alcinópolis, no Mato Grosso do Sul; São José do Povo, Pontes e Lacerda, Colider e Santa Rita do Trivelato, no Mato Grosso; Cacoal, em Rondônia; Ipueiras, no Tocantins; e Aragarças e Orizona, em Goiás.

Desde o ano passado, o Cine Sustentável passou pelos estados do Amazonas, Roraima, Pará, Ceará, Paraíba, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina. Em suas várias etapas, o projeto tem a mesma proposta conceitual e diferentes parcerias.

O circuito de cinema gratuito em praça pública traz a novidade pioneira de operar toda exibição de filmes utilizando a moderna tecnologia fotovoltaica de captação da energia solar - uma energia limpa, renovável e econômica.

O formato prevê uma Oficina Lúdica de Fotografia para públicos diversos, de crianças e adolescentes a idosos, de modo a obter um painel amplo da visão que os habitantes do lugar têm da sua comunidade.

Os participantes receberão instruções básicas sobre fotografia, que colocarão em prática mostrando os mais diversos olhares sobre o local onde vivem. Haverá entrega de certificados. O material produzido nessa oficina será editado para resultar em um vídeo que, ao final, será exibido para o público local, fazendo parte da programação do evento.

Cada cidade terá uma sessão de cinema com projeção em praça pública, exibindo um documentário específico de cada localidade, produzido pela equipe do projeto e dirigido por Inácio Neves, além de um curta e um longa-metragem. Abrindo cada sessão de cinema, haverá uma apresentação cultural a cargo de um grupo ou artista local.