Menu
Buscarsegunda, 29 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
24°C
Cultura

Biblioteca Vicente de Carvalho ‘funciona’ em local abandonado em Dourados

15 março 2017 - 13h25

O vereador Cirilo Ramão (PMDB) afirmou que acha “preocupante” o fato do acervo da Biblioteca Municipal Vicente de Carvalho (a chamada “biblioteca do transbordo) continuar no local, mesmo após a interdição do prédio para reforma. “A biblioteca foi interditada para reforma por conta do comprometimento da sua estrutura, que ia desde goteiras até infiltrações e outros problemas que a tornaram ‘infrequentável’ por parte da população”, ponderou o vereador.

“Foi com surpresa que em resposta a requerimento que apresentamos fomos informados que o acervo permanece lá, se deteriorando, no mesmo compasso de deterioração do prédio interditado e que até agora não tem data prevista para ser reformado”, lamentou Cirilo Ramão, que esteve no local e constatou pessoalmente a crescente deterioração do espaço onde está guardado o acervo.

“São enciclopédias, coleções de livros didáticos, revistas, livros de diversos autores renomados da literatura brasileira, como Monteiro Lobato, Graciliano Ramos e vários outros que deveriam estar disponíveis à população em outro ambiente ou acomodados em local adequado”, avaliou Cirilo, que tem defendido e feito gestões junto a autoridades municipais, estaduais e federais para que Dourados ganhe uma nova biblioteca municipal.

“A Biblioteca Vicente de Carvalho foi construída em 1969. Hoje nossa cidade tem mais de 200 mil habitantes, é um pólo universitário, tem milhares de estudantes no ensino médio e no ensino fundamental e precisamos de uma biblioteca municipal adequada a essa nova realidade. Arrojada, atrativa e que aproxime crianças, jovens e adultos desse fantástico universo que é a leitura e na qual coexistam tanto o tradicional livro impresso como a moderna tecnologia da internet, com pontos de acesso a essa ferramenta inovadora de aquisição de conhecimento”, afirmou o vereador.
“Enquanto não alcançamos esse objetivo é necessário que a Secretaria municipal de Educação tenha mais respeito ao patrimônio cultural que representa o acervo da Biblioteca e viabilize um local para que a população tenha acesso a esses livros ou, no mínimo, os armazene em local apropriado”, reforçou Cirilo Ramão.

Descartados

No ano passado, parte do acervo da biblioteca pública municipal foi encontrado em caixas como material descartável, conforme denúncia feita pelo Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados) após encontrar material pertencente ao arquivo oficial jogado no espaço para materiais recicláveis da Agecold, a Associação dos Agentes Ecológicos, na periferia da cidade.

livros

Livros são encontrados em 'depósito de lixo' na sede de associação de recicláveis

“O descarte foi descoberto por uma das diretoras do Simted, professora Adélia Garcia Martins, que foi ao local ontem (9) no final da tarde para doar alguns livros para uma biblioteca comunitária que anteriormente existia no local, quando foi surpreendida, não apenas porque a biblioteca montada pelos catadores havia sido desativada, como também lá estavam os livros da biblioteca municipal para serem reciclados”, informou, na época, o sindicato.