A Câmara de Dourados entrega nesta segunda-feira (21), às 18 horas, em sessão solene, o “Prêmio Marçal de Souza Tupã'y”. Serão homenageadas a professora Renata Lourenço, a escritora Ruth Hellmann Claudino e a Faind (Faculdade Intercultural Indígena) da UFGD. Na sessão serão entregues os prêmios dos anos de 2015 e 2016.
O “Prêmio Marçal de Souza Tupã'Y” é conferido a pessoas, ou instituições, que tenham se destacado na produção jornalística, artística, literária ou cientifica com temas voltados à problemática indígena, conforme prevê o Decreto Legislativo 058/1994 que instituiu a comenda. É um dos principais prêmios voltados à valorização do trabalho em prol do índio no Mato Grosso do Sul, segundo divulga assessoria de imprensa da Câmara.
Renata Lourenço e Ruth Hellmann são as homenageadas de 2015, ano em que também concorreu ao prêmio a professora e diretora de balé Blanche Torres. Renata Lourenço e Ruth Hellmann foram escolhidas para receber o Prêmio Marçal de Souza, edição 2015, pela inclusão da questão indígena no seu trabalho literário, e, principalmente, na área da educação, que era a principal bandeira do índio Marçal de Souza, assassinado em 1983.
A Faculdade Intercultural Indígena da UFGD foi escolhida para receber o prêmio em 2016 pelo trabalho com a população indígena do Estado, na formação e capacitação de profissionais indígenas, que atuam dentro das reservas e das aldeias. Em 2016 também concorreram ao prêmio Ariadne Freitas Bianchi de Oliveira e o Grupo de Teatro Mandi.