Menu
Buscardomingo, 28 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
30°C
Cultura

Cineclube começa comemorar dia do índio com o filme 'Martírio'

06 abril 2019 - 14h54

O Cineclube UFGD exibirá neste sábado (6) o filme 'Martírio' de Vicent Carelli com co-direção com Ernesto de Carvalho e Tatiana Almeida. O filme conta a insurgência pacífica e obstinada dos povos Guarani Kaiowá abordando o conflito agrário entre fazendeiros e indígenas em Mato Grosso do Sul, dando início às comemorações do Dia do Índio, em 19 de abril.

Assista ao trailer

'Martírio' foi escolhido o melhor longa-metragem do 31º Festival Internacional de Cine de Mar Del Plata. Também recebeu prêmios na Competitiva Oficial Cinéma Du Réel em 2017, do 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, recebendo premiação de melhor filme e de melhor longa. E ainda foi agraciado como melhor filme da IX Janela Internacional de Cinema do Recife e como melhor documentário brasileiro da 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

O Cineclube da UFGD é um projeto de extensão da Assessoria de Comunicação Social da Universidade e promove sessões abertas aos sábados, às 17 horas, no Cineauditorio da Unidade 1 (rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso).

Sinopse

‘Martírio’ é uma análise da violência sofrida pelo grupo Guarani Kaiowá, uma das maiores populações indígenas do Brasil nos dias de hoje e que habita as terras do Centro-Oeste, em constante conflito com as forças organizadas pelos latifundiários, pecuaristas e fazendeiros locais.