Menu
Buscardomingo, 28 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
25°C
Cultura

Conheça o real significado das festividades do Halloween

31 outubro 2017 - 14h14

O Halloween é um evento bem conhecido, celebrado no dia 31 de outubro, os Estados Unidos e Canadá, principalmente, mas, em todo o mundo, escolas de língua inglesa, por exemplo, costumam repetir a festividade, com nomes diferentes, mas com aspectos semelhantes: contato com espíritos dos mortos, fadas, bruxas e até mesmo o Diabo e anjos demoníacos, conforme relata texto publicado pelo maior portal de informações bíblicas do mundo, o jw.org, mantido pela organização das Testemunhas de Jeová.

Pode ser que muitos achem o Halloween e festividades parecidas uma forma de se divertir e estimular a imaginação de seus filhos. Mas muitas pessoas consideram essas celebrações perigosas. A Encyclopedia of American Folklore (Enciclopédia do Folclore Americano), por exemplo, explica que “O Halloween está basicamente relacionado ao contato com forças espirituais que na sua maioria ameaçam e aterrorizam”. O mesmo acontece com outras festividades parecidas. Elas têm origem pagã e estão fortemente relacionadas à adoração de ancestrais. Mesmo hoje, pessoas em todo o mundo fazem contato com supostos espíritos dos mortos nesses dias.

Apesar de o Halloween ser considerado uma festa principalmente americana, a cada ano aumenta o número de pessoas e países que passam a comemorá-lo. Mas a maioria das pessoas desconhece a origem pagã dos símbolos, costumes e decorações do Halloween, que muitas vezes estão relacionados a seres sobrenaturais e forças ocultas. Milhares de seguidores da religião wicca, que praticam antigos rituais celtas, ainda chamam o Halloween por seu antigo nome Samhain e o consideram a noite mais sagrada do ano. Ao citar um bruxo, o jornal USA Today escreveu: “Os cristãos ‘não se dão conta disso, mas estão celebrando o nosso feriado junto conosco. . . . Achamos isso muito bom’”

Celebrações como o Halloween estão em conflito com os ensinamentos da Bíblia. Ela alerta: “Não permitam que se ache alguém entre vocês que . . . pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos” (Deuteronômio 18:10, 11) . Em visto dsso, é bom saber mais sobre a origem sinistra do Halloween e de celebrações parecidas.