Menu
Buscarsegunda, 29 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
34°C
RETROSPECTIVA 2023

MS se apropriou, discutiu e traçou planos para decolar Economia Criativa

Projeto é a junção de cultura, tecnologia e economia

26 dezembro 2023 - 08h33Por Assessoria

“A viagem não acaba nunca, é preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já. É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem sempre”.

É com trechos da poesia de José Saramago que a retrospectiva de 2023 narra como foi tecida a economia criativa pelas oito regiões de Mato Grosso do Sul ao longo do ano. Quando os criativos sul-mato-grossenses se apropriaram e discutiram o termo, o Estado viu nascer o MS + Criativo.

Afinal, o que é Economia Criativa?

Economia Criativa é a junção de três elementos: cultura, tecnologia e economia, tudo isso baseado na criatividade do talento humano. A partir desta tríade, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul criou, no primeiro semestre de 2023, a Superintendência de Economia Criativa para fomentar a potencialidade do setor.

Para alcançar os 79 municípios de MS, a pasta ligada à Setescc (Secretaria de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), dividiu o Estado em oito regionais: Oeste, Sul, Fronteira, Norte, Centro, Oeste e Costa Leste, onde foram realizados os encontros ao lado dos parceiros Sebrae, Sesc, Sesi e Prefeituras Municipais. 

“O primeiro plano de economia criativa de um estado brasileiro, feito de forma colaborativa e compartilhada. Junto com isso, nós realizamos o primeiro encontro estadual de economia criativa do Mato Grosso do Sul, e estamos encaminhando para a Assembleia Legislativa, um projeto de lei, para que esse plano estadual vire uma lei e possa ser cumprido e executado”, resume o superintendente de Economia Criativa do Estado, Décio Coutinho.