Buscar terça-feira, 1 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
18°C
Dourados

Clube Nipo-Brasileiro prepara o Undokai para domingo

29 de abril 2011 - 18h25 Por Carlos Marinho
Clube Nipo-Brasileiro prepara o Undokai para domingo
O Clube Nipo-Brasileiro iniciou na noite de ontem (28) a preparação dos prêmios que serão distribuídos no domingo (1-05), durante a realização do 58º Undokai, na sede de campo da agremiação. Um grupo de representantes de colônia estiveram na sede social do clube, dando os retoques finais e fazendo a separação da premiação, num trabalho que destaca a união e participação de todos.

De acordo com o presidente Mauro Natsumeda, o Undokai é uma Gincana Poliesportiva que busca, principalmente, implementar a integração familiar e o lazer para toda a colônia nipônica de Dourados e região. “Esta é a maior festa de integração da nossa colônia, onde participam desde os mais jovens até os mais idosos em diversas atividades durante todo o dia”, explicou Mauro.

Para a tradicional festa, foram convidados, além de todos os membros da colônia nipônica douradense, representantes das colônias de Barreirão, Laranja Lima, Fátima do Sul, Caarapó, Naviraí e Nova Andradina. “A perspectiva é que mais de mil pessoas estejam participando do 58º Undokai, trazendo momentos de alegria e bem estar para todos nós, que nos últimos dias atravessamos momentos tristes, por conta dos acontecimentos em nossa terra mãe”, disse o presidente.

O Undokai

A abertura da programação acontece às 8 horas, seguida da apresentação da Ginástica Rítmica, da Missi Taisso (dança típica) e da Wadaiko-Kizuna (apresentação de tambores japoneses). A partir daí começam as provas competitivas, sendo a primeira delas uma corrida de 100 metros rasos, para meninos de 7 a 12 anos. A prova seguinte é para meninas de 8 a 16 anos, que disputam a Corrida com Corda.

A partir daí, diversas provas envolvem meninos e meninas de várias idades, como a Dança Maluca Simples, Corrida com Bola, Corrida do Gato Cego e Bola ao Cesto.

Os idosos acima de 60 anos iniciam sua participação com a prova “Sonho dos Idosos”. Depois, cavalheiros e damas têm como prova o “Chocador de Ovos”.

Diversas outras provas acontecem durante o período da manhã e logo após o almoço, a primeira atividade é uma dança, apresentada pelas senhoras do Nipo-Brasileiro.

Ainda acontecem durante a tarde provas como a Corrida de Revesamento, Guetobol de uma Tacada (acima de 50 anos), Corrida de Carriola, Cabo de Guerra, Pescar Garrafa, e Gincana Ecológica, entre outros.

Para encerrar a programação, será feito o “Sorteio de Prêmios”, para associados do Clube.

Mauro Natsumeda destaca que “todas as provas oferecerão premiações que podem ser do primeiro ao terceiro colocados de cada prova, e em alguns casos até colocações posteriores”.

Ao finalizar ele ressalta que “o Undokai é o evento que reúne o maior número de pessoas de forma espontânea, sendo interessante lembrar que ele agrega todas as faixas etárias da colônia nipo-brasileira”.

Durante o dia serão servidas comidas típicas e o almoço – Obentô – para quem estiver presente, assim como também serão comercializadas bebidas em geral.

Para o 58º Undokai foram convidadas ainda as autoridades representativas de Dourados, que “com certeza irão prestigiar esse evento onde a amizade, o respeito e o lazer são vividos na sua magnitude, com alegria e participação de todos”, encerra.