A preocupação de lideranças indígenas com o sistema de apoio adotado pelo poder público para o setor de agricultura nas aldeias de Dourados levou a prefeitura a liderar uma parceria com a Funai e a Agraer, buscando atender o interesse daquela comunidade.
O grupo de líderes considerados tradicionais questiona a forma de como os benefícios são distribuídos, principalmente o serviço desenvolvido pelas máquinas destinadas ao preparo da terra. Na semana passada, os índios foram recebidos pelo prefeito Murilo Zauith.
Como tradicional, o grupo que representa a maioria das famílias das aldeias Jaguapiru e Bororó, é a favor do plantio de culturas de subsistência e entende que aquele que atua nessa área é quem deve receber a ajuda dos órgãos públicos. Já os que cultivam grandes áreas para fins comerciais, deveriam utilizar seus próprios recursos. Além disso, o grupo denunciou que, por conta disso, muitas famílias não são beneficiadas.
As lideranças que se reuniram com o prefeito apresentaram essa preocupação e ficou decidido que haveria uma reunião com os demais envolvidos com a parte agrícola das aldeias, que seriam a Funai e a Agraer. O prefeito sugeriu na oportunidade, um trabalho conjunto e programado, para evitar prejuízos para essa ou aquela família que necessita de apoio para produzir em suas áreas.
Na terça-feira (24), um novo encontro foi realizado na sala de reuniões do gabinete, já com a participação dos dois órgãos e optou-se pela parceria entre os três segmentos. Nos próximos dias será elaborado um documento que formaliza esse trabalho em conjunto, prevendo itens com detalhes de como será executado esse trabalho e, a partir da aprovação da comunidade indígena, o projeto será colocado em prática.
O grupo que participou da reunião saiu satisfeito do encontro e comemorou o resultado da discussão. Getúlio Oliveira, cacique Caiuá, disse que acredita nas mudanças propostas e espera que a comunidade não seja mais prejudicada por conta desse problema. Ele conta que por falta de trator para trabalhar a terra muitos não conseguiram plantar.
Estavam presentes o vereador Dirceu Longhi (PT) e os secretários Walter Carneiro Junior (Finanças) e Neire Colman (Agricultura, Indústria e Comércio).