Menu
Buscarsegunda, 20 de maio de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
26°C
DOURADOS

Aced cobra intervenção do Estado por aeroporto

Fechamento do espaço causa prejuízos ao Município

04 maio 2023 - 15h45Por Redação Douranews

A diretoria da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados) aprovou nota pública em que, depois de analisar as potencialidades do Município no contexto regional, invoca a participação, de forma mais contundente, do Estado no sentido de “acelerar a execução e conclusão das obras para a entrega do nosso aeroporto”, cujas atividades estão paralisadas desde 2020 para a implantação de melhorias.

O documento considera Dourados como “conexão natural com os demais países da América do Sul, sendo cidade-polo de mais de 30 municípios e referência na indústria, no comércio e na prestação de serviços”. A cidade é a de número 26 entre as mais ricas do agronegócio brasileiro, com um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 10,9 bilhões, conforme levantamento de 2020.

“Sabemos da importância dos investimentos em infraestrutura para destravar o desenvolvimento e o crescimento econômico desta região, entre os quais podemos destacar a duplicação da BR-163 (Rodovia da Soja), a Ferrovia Ferroeste, conectando a potência econômica do nosso Mato Grosso do Sul com o Porto de Paranaguá e, claro, a Rota Bioceânica conectando Brasil, Paraguai, Argentina ao Oceano Pacífico, porém, a complexidade da importância da integração entre infraestrutura e desenvolvimento passa por um capítulo aberto na história da nossa Dourados: o fechamento para melhorias estruturais no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira”, diz a nota. 

Confira a íntegra do manifesto da Aced

Conforme a nota da Aced, os pioneiros que com trabalho incansável ergueram a Dourados de hoje “estariam perplexos com a inércia dessa situação”. Por isso, a Associação Comercial cobra um debate sobre a questão aeroportuária do município que impacta diretamente no presente e futuro de uma das mais pujantes regiões brasileiras, a Grande Dourados. 

“A interrupção do fluxo aeroviário custa para nosso município diversas oportunidades, novas prospecções e negócios que impactariam renda, PIB e políticas públicas. Na qualidade de um centro imanente de oportunidades e de negócios não só para o contexto brasileiro, mas, sul-americano, torna-se tão impraticável quanto vexatório que as obras na infraestrutura do aeroporto regional se prologuem até o final de 2023”, conforme foi aventado, mais uma vez, esta semana, pelos encarregados dos trabalhos.

O aeroporto de Dourados foi fechado para ampliação e reforma da pista de pouso e decolagem, do novo pátio de taxiamento em terra, da regularização das faixas e demais áreas e, da expectativa para renovação do terminal de passageiros, medidas que seriam capazes de aumentar a qualidade dos serviços oferecidos e da infraestrutura aeroviária, além da própria capacidade maximizada dos fluxos de passageiros e cargas. 

No último levantamento, o Exército Brasileiro, encarregado da reforma, estimou a necessidade de um aporte financeiro da ordem de R$ 13 milhões para concluir o serviço e, nesta semana, mais uma vez, voltou a se queixar a falta de recursos para entregar o novo terminal ainda neste ano.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também