Menu
Buscardomingo, 28 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
30°C
Dourados

Após 15 anos, Esquadrilha da Fumaça volta a Dourados

02 maio 2011 - 20h31Por Redação Douranews, com Assessoria
Esquadrão de acrobacia da Força Aérea Brasileira se apresenta domingo no aeroporto municipal

A Esquadrilha da Fumaça, depois de 15 anos, volta a fazer acrobacias no céu de Dourados. O esquadrão da FAB (Força Aérea Brasileira) esteve na cidade em 1996 e deveria fazer nova apresentação em maio de 2008. No entanto, a chuva prejudicou a festa, que seria em homenagem ao Dia do Trabalhador e os voos foram cancelados.

Agora a Esquadrilha vem à cidade para participar da homenagem às mães, no próximo domingo (8 de maio), no Aeroporto Municipal Francisco de Mattos Pereira. O evento está sendo organizado pela Prefeitura de Dourados. Pilotos da equipe já estiveram vistoriando o local e consideraram a estrutura do aeroporto favorável às apresentações da Esquadrilha.

Conforme um dos responsáveis pela avaliação dos locais de apresentação, o capitão Murillo Boery, oito aeronaves deverão fazer acrobacias em Dourados. O show tem duração de 40 minutos, com pelo menos 22 sequências de manobras em equipe e 55 individuais.

No caso da apresentação em Dourados, considerada como circuito breve, 16 militares devem participar, sendo oito pilotos oficiais e oito mecânicos. Um dos pilotos não participa da demonstração, já que é o responsável pela locução, junto com um mecânico.

A apresentação da Esquadrilha será às 16h, mas a homenagem às mães começa às 8h com diversas atrações para o público, incluindo shows artísticos, aeromodelismo, pára-quedismo, vôos panorâmicos, exposição de aeronaves, parque infantil, além da praça de alimentação que será montada no aeroporto.

Entre os shows estão confirmadas as participações do cantor Peu e das bandas Carbono 144, Butekos e Ritmos Bends, contempladas neste ano com recursos do FIP (Fundo de Investimentos à Produção Artística e Cultural).

Para facilitar o acesso do público ao aeroporto, a prefeitura e a empresa de transporte coletivo estão organizando um itinerário especial, com ônibus destinados a levar os moradores exclusivamente para o evento.

A esquadrilha

Esquadrilha da Fumaça é o nome popular do EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea), um grupo de pilotos e mecânicos da Força Aérea Brasileira que faz demonstrações de acrobacias aéreas pelo Brasil e pelo mundo. Tem como finalidade aproximar os meios aeronáuticos civil e militar, contribuir para a maior integração entre a Aeronáutica e as demais Forças Armadas e marcar a presença da FAB em eventos no Brasil e no exterior.

A Esquadrilha originou-se pela iniciativa de instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução.

Em 14 de maio de 1952, uma comitiva estrangeira em visita à Escola pôde apreciar a primeira demonstração oficial do grupo. Após algumas apresentações, percebeu-se a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras executadas. Com isso, em 1953, acrescentou-se na aeronave utilizada à época um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça.

Atualmente, o EDA está sediado na Academia da Força Aérea, na cidade paulista de Pirassununga.

Deixe seu Comentário

Leia Também