Menu
Buscarsegunda, 29 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
24°C
Dourados

Armados, índios voltam a fechar rodovias com retomada de voto sobre marco temporal

08 setembro 2021 - 16h15

Indígenas retomaram as manifestações, com o fechamento de rodovias nas principais ligações, de entrada e saída de Dourados, em ação que se repete por todo o País, em ‘vigília’ pela retomada da análise do processo de demarcação de áreas reivindicadas como de posse das etnias, prevista para a tarde desta quarta-feira (8) em sessão do STF (Supremo Tribunal Federal), em Brasília.

As ações começaram pela MS-156, via que liga Dourados com Itaporã, de acesso a Maracaju, Sidrolândia e à capital do Estado, foi fechada pelos índios das aldeias Jaguapiru e Bororó. A MS-379, que liga ao distrito de Panambi, e a BR-163, no trecho do restaurante Kanoas, na extensão da avenida Marcelino Pires, que demanda aos principais estados do País, também foram bloqueadas.

As informações de que lideranças indígenas fazem o bloqueio com o uso de armas de fogo, além de barricadas formadas por pneus e galhos de árvores, são apuradas pelas autoridades de segurança, no sentido de prevenir eventuais conflitos de consequências mais sérias.

O Supremo retoma nesta quarta o julgamento do marco temporal que pode limitar a demarcação de terras indígenas às áreas já ocupadas pelas comunidades até o dia 5 de outubro de 1988, quando foi promulgada a Constituição Federal. O voto do ministro-relator da matéria, Edson Fachin, deve sinalizar os rumos da apreciação do tema.

Deixe seu Comentário

Leia Também