Menu
Buscarsábado, 20 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
14°C
Dourados

Banda Lira Douradense retorna aos ensaios com 16 novos alunos nos Ipês

24 fevereiro 2011 - 21h22Por Redação Douranews, com Waldemar Gonçalves - Russo
Reativada em novembro de 2010 pela então prefeita Délia Razuk, a Banda Lira Douradense, sob a batuta dos maestros Augusto César da Silva Santos e Ângelo Vicente, voltou a ensaiar ontem (23), no espaço cedido pela Funced – Fundação Cultural e de Esportes de Dourados.

O maestro Augusto César conta que a banda possui, hoje, em seu quadro, 20 músicos que executam as mais variadas canções, entre grandes sucessos da MPB, hinos e canções, compondo assim um vasto repertório. No seu primeiro ensaio no novo espaço, a BLD contou com 16 novos alunos.

A primeira apresentação, após a retomada das atividades, aconteceu em dezembro, participando do calendário festivo do aniversário de Dourados na Praça Antonio João. Com o novo espaço, a Banda Lira Douradense passa a ensaiar às quartas e sextas-feiras, das 18 às 20h30. O maestro contou ainda que um projeto voltado para as crianças e adolescentes, com abertura também para adultos está em fase adiantada de estudos, podendo ser implantado ainda este mês.

Para Augusto César é muito difícil atuar na área da Cultura, em Dourados, mas tanto ele quanto seu companheiro de regência, Ângelo Vicente fazem questão de destacar a compreensão de seus músicos, lembrando que a BLD já representou o município em diversos eventos, noutras cidades de Mato Grosso do Sul, como também em outros estados.

A Volta

Os maestros Augusto César e Ângelo Vicente tiveram a confirmação de que o prefeito Murilo Zauith vai dar prosseguimento ao trabalho musical da banda, que foi criada em 1974 através de Lei Municipal. “A Banda Lira Douradense é uma demonstração viva de nossa cultura e isso precisa ser valorizado em todos os aspectos”, ressaltaram os maestros, acrescentando que ela é formada por pessoas da sociedade civil que atuam voluntariamente.

Considerada em 1979 como de Utilidade Pública, a banda chegou a ter 23 músicos e 15 alunos inscritos nas aulas de teoria musical, que eram ministradas gratuitamente, a Lira Douradense chegou a ser a campeã nacional, na década de 80, do Concurso de Bandas e Fanfarras na categoria banda musical e teve suas atividades paralisadas por duas vezes, à primeira entre 1997 e 2000 e no ano passado.

De acordo com o maestro Ângelo Vicente, a retomada da banda é uma conquista de toda a população. Ele comentou que a reativação da banda era um desejo pelo qual lutaram, enquanto regentes. “Estamos muito contentes com a decisão em prosseguir com este projeto. A banda é um incentivo cultural à sociedade; às crianças. Este era um sonho que para nós nunca morreu e que agora temos a satisfação de que vamos ver novamente a sua realização”, afirmou o maestro Ângelo Vicente.

Para a pessoa interessada em apreender música com a Banda Lira Douradense, deverá comparecer no Departamento de Cultura da Funced e falar com “Terezinha” ou para obter informações através do 3411-7703. “Quanto mais pessoas interessadas houver em fazer parte do grupo será melhor para nós, principalmente crianças e adolescentes”, finalizou Ângelo Vicente.

Deixe seu Comentário

Leia Também