Menu
Buscardomingo, 28 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
25°C
Dourados

Conferência debate políticas públicas para idosos em Dourados

29 novembro 2018 - 16h23

A 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, aberta na manhã desta quinta-feira (29) no Centro de Convivência do Idoso 'Maria Martiminiano', no Parque das Nações I Plano, debate o tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Publicas”, contou com uma palestra magna proferida pela pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Márcia Regina Alvarenga e segue debates e elaboração de propostas para o setor.

A conferência é estruturada por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, vinculado à Secretaria municipal de Assistência Social e Conselho municipal de Saúde. Na abertura, a presidente do Conselho, Dilma Canedo da Silva, destacou a ampla participação dos idosos no evento, fundamental para o direcionamento das melhorias ao atendimento do público-alvo e para a garantia dos direitos em geral.

“É um momento extremamente importante e daqui saem propostas que vão embasar definições na Conferência Estadual e, depois, na Nacional, além de ser um momento para se avaliar a efetividade das ações em execução”, disse.

Conforme o secretário de Assistência Social, Landmark Ferreira Rios, a ação é como um “braço” para estas garantias. “Estamos prestigiando a construção das tratativas para melhorar a vida das pessoas da melhor idade. É fundamental a participação efetiva de cada parcela que compõe a conferência”, destacou.

Presente ao evento, o promotor de Direitos Humanos Idoso Portador de Deficiência Infância e da Juventude, Luiz Gustavo Camacho Terçariol, da 17ª Promotoria de Justiça de Dourados, enalteceu a ação para embasar ações com atendimento às demandas existentes. Ele destacou que o Ministério Público tem atuado para garantir os direitos referentes à coletividade do público idoso.

Programação da tarde

Durante a tarde desta quinta-feira, o debate é voltado para os eixos, na seguinte ordem: Eixo I – Direitos fundamentais das construção/efetivação das Políticas Públicas, com Carlos Valiente, Eixo II – Educação: assegurando direitos e emancipação humana, terá como facilitadora Marcia Floriano, Eixo III terá como facilitadora Edneuza Guerra e abordará o “Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa”, e o Eixo IV, com Danielle Viebrantz Silveira, que abordará “Os conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas”.

Deixe seu Comentário

Leia Também