Menu
Buscarsegunda, 29 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
29°C
Dourados

Delegada recebe prêmio Marta Guarani por combate à violência contra a mulher

13 março 2017 - 13h28Por Assessoria

A delegada titular da DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher) de Dourados, Paula Ribeiro dos Santos Oruê, recebe da Câmara de Dourados o “Prêmio Mulher Cidadã – Marta Guarani”, em sessão solene nesta segunda-feira, dia 13, às 18h30. Logo após acontece a sessão ordinária.

Ela foi escolhida pelas ações que desenvolve na luta para por fim à violência contra a mulher e pelos direitos humanos. Entre as principais ações está a formalização de convênio entre a delegacia e a Unigran para estágio nas áreas da psicologia e jurídica. O programa já possibilitou mais de 1.400 atendimentos a mulheres vítimas de violência. Aos estudantes permite melhor formação a partir da possibilidade de vincular a teoria com a prática.

Para a presidente da Câmara, Daniela Hall (PSD), o ‘Marta Guaraní’ é um prêmio muito importante que precisa ser mantido. “É uma alegria entregar este prêmio já que está dentro da minha proposta de trabalho, que é focar na valorização da mulher. Sabemos que a mulher ainda enfrenta muitos problemas e ver pessoas trabalhando para levar apoio a elas e garantir seus direitos, como é o caso da Drª Paula, nos deixa muito orgulhosa”, afirma a presidente.

Em Dourados Paula é membro do Conselho da Mulher de Dourados, membro da Rede de Atendimento à Mulher de Dourados e membro do Núcleo de Estudos de Diversidade de Gênero e Sexual-NEDGS da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados, como representante da sociedade civil.

Paula é natural de Coxim-MS. Concluiu o ensino médio na Palatine High School em Palatine, no Ilinóis (USA). Foi professora de inglês em Campo Grande e formou-se em direito em 2006 pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Foi assessora jurídica e conciliadora do Juizado Especial no Fórum da Comarca de Coxim. Pós-graduou-se em Grandes Transformações Processuais pela LFG em 2010 e em Gestão em Segurança Pública pela UNILINS, em 2014.

Em 2009 foi aprovada em concurso para o cargo de delegada da Polícia Civil, com primeira lotação, como titular da delegacia de Sete Quedas. Em 2012 foi removida, a pedido, para Corumbá, na função de delegada adjunta da 1ª DP. Em seguida exerceu a função de delegada titular da Delegacia de Atendimento à Mulher de Corumbá, até 2016, quando foi removida, a pedido, para a Delegacia de Atendimento à Mulher de Dourados, onde é delegada titular até hoje.

O prêmio

O “Prêmio Mulher Cidadã – Marta Guarani” foi criado pela Câmara de Dourados pelo Decreto Legislativo nº 397 de 01 de outubro de 2.003, na gestão do então presidente José Carlos Cimatti Pereira. É destinado a homenagear mulheres que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher, questões do gênero e atuação de destaque no município.

O prêmio é conferido anualmente por ocasião das comemorações do Dia Internacional da Mulher (8 de março). As indicações ao prêmio são feitas por entidades governamentais ou não, de âmbito municipal, que desenvolvam atividades relacionadas à promoção e à valorização da mulher. A escolha é feito por um conselho, formado por representantes do Poder Executivo Municipal, do Poder Judiciário, representante da Câmara de Vereadores, representante do Conselho dos Direitos da Mulher, representante da Associação Comercial e Empresarial de Dourados, representante do Sindicato dos Comerciários e representante da União Douradense das Associações de Moradores.

Deixe seu Comentário

Leia Também