Menu
Buscardomingo, 28 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
28°C
Dourados

Evento do Imam debate saneamento com sustentabilidade em Dourados

16 outubro 2018 - 11h25

A Prefeitura de Dourados abre nesta terça-feira (16), e prossegue até quinta (18), a XVIII Semana do Meio Ambiente e a XXI Eco Dourados, eventos promovidos por meio do Imam (Instituto do Meio Ambiente), adiados do mês de julho, quando se comemora oficialmente a data. A programação conta com o apoio UFGD, Uems, Sanesul, Centro Social Marista, Financial Ambiental, Polícia Militar Ambiental e o CBH-Ivinhema.

Durante três dias os participantes terão palestras, debates e oficinas em torno do tema principal “Saneamento Ambiental: qualidade de vida, sustentabilidade ambiental e justiça social”, com discussões pertinentes ao saneamento na maior cidade do interior do Estado.

“Para os profissionais e estudantes envolvidos, esta será uma grande oportunidade para debater políticas públicas, intercambiar informações e ampliar a rede de contatos profissionais. É o fomento ao assunto, ao conhecimento”, destacou o diretor do Imam, arquiteto Fabiano Costa.

A Semana do Meio Ambiente acontece no auditório da reitoria da UFGD, na rua João Rosa Góes. Já os minicursos serão realizados nas tardes dos dias 17 e 18 na Unidade 2 da UFGD. Na sexta-feira (19), a Eco Dourados acontece no Parque dos Ipês. As inscrições podem ser realizadas no local do evento, entre 17h30 e 19 horas, gratuitamente, e com direito a certificado de participação.

Programa

A programação desta terça (16) começa com Ecovisitas. À tarde acontece no auditório da reitoria da UFGD o plantio simbólico de espécies nativas que serão feitos no Horto da Aldeia Jaguapiru. À noite, a partir de 19 horas, show de MPB do grupo de performance vocal e canto do grupo Arsênicus marca a solenidade de abertura e da entrega do prêmio “Troféu Marco Verde”. No auditório da Universidade Federal da Grande Dourados acontece, a partir das 20 horas, a palestra “Saneamento: e o básico?”, ministrada pelo professor doutor Ricardo Augusto dos Passos (UFGD).

Na quarta (17) iniciam os minicursos na Unidade 2 da UFGD entre 13 e 17 horas. A partir das 19 horas tem apresentação cultural e a partir das 19h30 uma Mesa Redonda com o tema “Interfaces do Saneamento Ambiental: qualidade de vida, sustentabilidade ambiental e justiça social”. Os palestrantes serão a professora mestre Elaine da Silva Ladeia (UFGD), o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida e o secretário Carlos Dobes Pereira, de Planejamento do Município. O mediador é o professor doutor Jairo Gaona (UFGD).

Na quinta-feira, dia 18, também na unidade 2 da UFGD, seguem os minicursos na parte da tarde, apresentações cultuirasi no começo da noite e, a partir das 19h30, uma Mesa Redonda com o tema “O impacto ambiental e sanitário da contaminação dos corpos d’água superficiais afluentes do Rio Dourado”. Para este tema os palestrantes serão a professora doutora Alexéia Barufatti Grisolia (UFGD), professor doutor Yzel Rondon Súarez (UEMS), o engenheiro agrônomo Sidenei Ambrósio Tambosi (CBH-Ivinhema) e o representante da Sanesul, Nereu Fontes. O mediador o professor doutor Cláudio Arcanjo de Souza (UFGD).

Deixe seu Comentário

Leia Também