Menu
Buscarsegunda, 29 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
23°C
Dourados

Grandes ajuntamentos de pessoas, Reserva Indígena e JBS propagam o coronavírus

16 maio 2020 - 12h25

Com sete novos casos registrados em 24 horas, a Reserva Indígena de Dourados passa a ter 10 confirmações para a Covid-19, segundo o Boletim Epidemiológico divulgado pelo Dsei-Ms (o Distrito Sanitário Especial de Sáude Indígena de Mato Grosso do Sul), no começo da noite desta sexta-feira (15), depois que outros três casos já haviam sido informados no meio da semana.

A maior parte dos pacientes estaria em isolamento domiciliar e um caso estaria aos cuidados do Casai, o Centro de Atendimento de Saúde Indígena, que é mantido pelo Distrito Sanitário no Município. O primeiro registro da Covid-19 envolvendo indígena foi divulgado no dia 13, e os outros dois na quinta-feira. Há sete novos casos relacionados no boletim desta sexta-feira, conforme o gráfico da situação envolvendo as comunidades que ocupam áreas no Estado.

reserva

Gráfico elaborado pelo Distrito Sanitário Indígena mostra situação nas aldeias do Estado

De acordo com o último Boletim, 16 casos foram descartados. Em todo o Estado, conforme repercute versão digital do jornal OProgresso, apenas a Reserva Indígena de Dourados registrou a doença, outros 31 casos foram descartados nas aldeias de MS e outros três casos estão sendo investigados. Com as novas notificações, de 30 casos confirmados, a macrorregião de Dourados passa a ter 38, o que induz ao crescimento em progressão geométrica da propagação do vírus.

JBS

A Secretaria Municipal de Saúde de Fátima do Sul (MS), confirmou no inicio da noite desta sexta-feira (15), mais um caso de coronavírus, desta vez no distrito de Culturama e o número de casos confirmados da doença chega a dois no município. A informação é do site Fátima em Dia e, de acordo com moradores da cidade, o novo caso também é de um trabalhador na planta industrial da JBS em Dourados. Nessa mesma unidade foi detectada a primeira indígena de Dourados com a Covid-19.

Já o site Regiaonline, de Glória de Dourados, registrou no começo da noite desta sexta o caso de uma mulher, moradora na cidade e também funcionária da JBS em Dourados, que testou positivo para a Covid-19. De acordo ainda com o site, a indústria que já contabiliza três casos oficialmente teria dispensado todos os indígenas que prestam serviços na unidade de Dourados para o cumprimento da quarentena orientada pelas autoridades sanitárias nessas situações.

Protocolos

Na página oficial do Grupo JBS na internet, a empresa informa que "para garantir a máxima prevenção contra a Covid-19, a JBS adota rígidos protocolos e medidas de controle em suas fábricas, centrais de distribuição, lojas e escritórios, seguindo todas as recomendações dos órgãos de Saúde", e observa que "garantir a oferta de alimentos é uma atividade essencial, e a JBS não tem medido esforços para manter suas operações com a máxima segurança".

Deixe seu Comentário

Leia Também