Menu
Buscardomingo, 03 de março de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
36°C
unigran 24
Dourados

HU tem ponto de coleta para descarte de medicamentos vencidos

21 janeiro 2021 - 19h00

A CFT (Comissão de Farmácia e Terapêutica) do HU (Hospital Universitário) da UFGD iniciou nesta quinta-feira (21) a coleta medicamentos vencidos ou em desuso para descarte adequado. Até dia 29, colaboradores do hospital podem utilizar a caixa de coleta localizada na entrada dos funcionários para depositar qualquer tipo de medicamento vencido ou fora de uso.

De acordo com o presidente da CFT, Cleber Massato Toda, o foco da ação é a conscientização dos colaboradores do HU e da UFGD quanto ao descarte adequado desse tipo de produto. "É importante ressaltar que o descarte inapropriado de medicamentos pode ocasionar, por exemplo, o uso inadvertido de remédios por outras pessoas, resultando em graves reações adversas e intoxicações. Além disso, pode ocorrer também agressão ao meio ambiente com a contaminação da água, do solo e dos animais", pontua.

A caixa para coleta estará disponível na entrada de colaboradores. A ação de conscientização é desenvolvida pelo menos duas vezes ao ano pela CFT, em alusão às datas comemorativas voltadas aos profissionais de Farmácia, como é o caso do dia 20 de janeiro, em que se celebra o Dia Nacional do Farmacêutico.

Na campanha anterior, foram coletados 98 tipos de medicamento perfazendo um total de 689 unidades nas diversas formas farmacêuticas (comprimidos, gotas, cápsulas, solução oral, suspensão etc). O medicamento mais descartado foi antialérgico, seguido do anti-hipertensivo. Todo o material coletado é encaminhado ao setor responsável pelo gerenciamento de resíduos do hospital, para a destinação adequada.

A próxima ação está prevista para o mês de agosto, e será realizada em parceria com Conselho Regional de Farmácia, atendendo a toda a comunidade. "Estaremos fazendo na forma de Drive Thru, ou seja, as pessoas irão de carro a um determinado local e entregarão os medicamentos vencidos", explica Cleber.

Fora das épocas de campanha, os medicamentos vencidos ou em desuso podem ser descartados corretamente em estabelecimentos como farmácias e drogarias. Em Mato Grosso do Sul, a Lei Estadual 5180, de 12 de abril de 2018, torna compulsória a coleta de medicamentos vencidos em todas as farmácias e drogarias, prevendo que esses estabelecimentos mantenham recipientes para coleta ou descarte de medicamentos, cosméticos e insumos farmacêuticos deteriorados, ou com prazo de validade expirado, à disposição dos clientes.

Deixe seu Comentário

Leia Também