Menu
Buscardomingo, 28 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
23°C
Dourados

Ishy discute políticas públicas com lideranças indígenas

11 abril 2011 - 13h53Por Redação Douranews, com Assessoria
O vereador Elias Ishy recebeu 12 lideranças das aldeias Jaguapirú e Panambizinho na Câmara Municipal de Dourados. O objetivo do encontro foi receber das lideranças as várias demandas latentes nas comunidades, entre elas a falta de políticas específicas em relação a segurança, saúde, trabalho, infra-estrutura e debater projetos que visem a conscientização da população douradense com as causas dos povos indígenas.

A segurança nas aldeias da cidade mostrou ser uma das principais preocupações das lideranças. As lideranças cobram do município e do Governo do Estado comprometimento com a segurança e o patrulhamento nas aldeias, que tem alguns dos maiores índices de violência no Estado.

Outro setor que preocupa o vereador é a Saúde, sendo um dos principais problemas apresentados pelas lideranças. Eles afirmam que o tratamento preventivo e continuado está sendo comprometido devido às péssimas condições dos postos de saúde das comunidades e a constante mudança dos funcionários com cargos comissionados nos postos. As lideranças também criticaram a péssima qualidade das estradas vicinais. O Vereador apresentou para os indígenas, indicações feitas por ele para a prefeitura pedindo a patrolamento e cascalhamento das estradas das Aldeias.

De acordo com Ishy, a prefeitura respondeu às indicações afirmando estar impossibilitada fazer o serviço por falta de autorização para a extração de cascalho. “A prefeitura não pode simplesmente se omitir” afirmou o vereador. Ele reitera que, se há um entrave na extração do cascalho, a prefeitura ao menos patrole as vias mais prejudicadas. O vereador afirmou que fará uma indicação ao governador André Puccinelli (PMDB), solicitando que destine recursos do FUNDERSUL para a recuperação das vias. “Queremos que os recursos do fundo, que servem para recuperação e manutenção de estradas vicinais, sejam aplicados no município” concluiu.

O Fundo de Desenvolvimento do Sistema Viário do Estado de MS (FUNDERSUL) possui recursos anuais de mais de R$180 milhões.

O vereador apresentou ainda às lideranças indígenas, projeto de lei de sua autoria prevê a realização da ‘Semana dos Povos Indígenas’, no mês de abril. Com o projeto o vereador acredita que o envolvimento da sociedade e a conscientização da população em relação às causas dos povos indígenas serão maiores. Elias também comprometeu em entrar na luta pela reativação do Conselho Municipal para Assuntos Indígenas.

Deixe seu Comentário

Leia Também