Menu
Buscardomingo, 28 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
25°C
Dourados

Marçal cobra regularização de medicamentos contínuos

13 março 2017 - 12h13Por Assessoria

Pacientes que dependem de medicamentos contínuos em Dourados reclamam que estão com dificuldade de encontrá-los na rede pública municipal. Vários pacientes procuraram o vereador Marçal Filho (PSDB) para questionar que desde a semana retrasada não encontram alguns tipos de remédios.

O vereador ocupou a tribuna da Câmara para cobrar a Secretaria Municipal de Saúde uma posição sobre a falta de medicamentos. “Isso não pode acontecer. Se o remédio é conhecido por ser de uso contínuo, é porque o paciente não pode ficar sem ele. É preciso controle de gestão para que não faltem remédios na saúde pública de Dourados”, disse Marçal Filho.

O Pronto Atendimento Médico (PAM), uma das principais unidades de distribuição de medicamentos na cidade não dispõe de toda a lista de remédios fornecidos pelo Sistema único de Saúde (SUS), principalmente para tratamentos de hipertensão e diabetes.

Quando um médico recomenda um tratamento com uso de remédio contínuo, tem em vista que a ação do medicamento se dá em determinado período, que deve ser seguido. “Os tratamentos definidos pelos especialistas são embasados em estudos científicos que avaliam e estipulam a forma e o tempo ideal de sua solicitação. Não cumprir corretamente a terapêutica significa que o paciente está sob um grande risco de não ter a sua saúde restabelecida”, alerta Marçal.

Problemas de diabetes e hipertensão, os que mais atingem a população brasileira e mundial, são considerados crônicos e especialistas recomendam que o tratamento não deva ser suspenso ou interrompido enquanto o paciente não passar por uma nova avaliação.

Deixe seu Comentário

Leia Também