Menu
Buscardomingo, 28 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
28°C
Dourados

Mobilidade urbana é assunto para ser discutido por todos, diz arquiteto

07 março 2018 - 18h31

“Pouco adianta o poder público implantar projetos para melhorar a mobilidade urbana se não houver mudança de postura por parte dos usuários do transporte individual”. A afirmação é do arquiteto Edson Marchioro, da empresa responsável pelo estudo e elaboração do Planmob (Plano Diretor de Mobilidade Urbana) de Dourados, apresentado à sociedade em audiência pública, na manhã desta quarta-feira (7), no auditório da Prefeitura. No dia anterior, o projeto foi apresentado à prefeita Délia Razuk, secretários e assessores.

Durante a audiência, realizada no auditório do CAM (Centro Administrativo Municipal), o arquiteto discorreu sobre o estudo da problemática do trânsito douradense, a ocupação e uso do solo, e detalhou os projetos principais que compõem o Planmob: o ‘Calçada Legal’, o ‘Rede Cicloviária Integrada’, o ‘Transporte Coletivo’ e ‘Intervenções Viárias e Tratamento dos Pontos Críticos’.

A equipe do escritório Marchioro Arquitetura Urbanismo e Engenharia deixou tácito que o plano de mobilidade urbana de Dourados deve priorizar, primeiramente, o pedestre e o ciclista, e incentivar a melhoria do transporte coletivo. “O usuário do transporte individual motorizado não pode se apossar do espaço público como algo privado. É preciso democratizar os espaços”, ensinou o arquiteto.

Marchioro diz que estudos comprovam que o aumento da frota e a falta de planejamento começam a trazer sérios problemas às cidades brasileiras. Em 2007, a frota nacional era de 49 milhões de veículos, sendo 30 milhões de automóveis; em 2017 chegou a 96,7 milhões e, desses, 52,7 milhões automóveis. A previsão para 2050 é que pelo menos 130 milhões de veículos circulem pelas cidades do País.

Dourados também segue em uma crescente de frota. Segundo dados do Detran/MS, o município tinha, no final de 2017, 65,5 mil automóveis, 47% da frota total de 143 mil veículos. Em Campo Grande eram 547 mil veículos, sendo 284 mil (52%) só de automóveis. Já o Mato Grosso do Sul fechou 2017 com 688,5 automóveis, 46% de um total de 1.4 milhão de veículos circulando.

A elaboração do Planmob de Dourados teve início em 2015 e contou com apoio de acadêmicos da UFGD e Unigran e participação de técnicos das secretarias de Obras e de Planejamento, buscando sempre o atendimento à legislação federal.

O secretário de Planejamento, Carlos Dobes Vieira, enfatizou, na abertura da audiência, que o tema mobilidade urbana é amplo, vai além do debate sobre transporte urbano e abrange questões de desenvolvimento urbano, como o uso e a ocupação do solo. “A saúde e a qualidade de vida das pessoas estão intimamente ligadas às suas condições de locomoção cotidiana. Por isso a importância de se buscar modelos de cidades sustentáveis”, disse, conclamando a população a participar na construção desse processo.

O Plano de Mobilidade Urbana de Dourados vai ser disponibilizado no site da Prefeitura. O projeto será enviado à Câmara Municipal para apreciação e votação e, uma vez aprovado, a administração municipal já poderá pleitear recursos no Ministério das Cidades para dar início à execução, informou a assessoria de comunicação.

Deixe seu Comentário

Leia Também