Menu
Buscardomingo, 28 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
25°C
Dourados

Murilo assina acordo com Ministério da Pesca e Aquicultura

21 abril 2011 - 18h31Por Redação Douranews, com Assessoria

O prefeito Murilo Zauith abriu na noite desta quarta-feira (20) a oitava edição da Festa do Peixe de Dourados, realizada no Parque Ecológico Antenor Martins Júnior. O evento foi prestigiado por pessoas da comunidade, autoridades políticas municipais, estaduais e federais e ainda representantes de segmentos ligados à piscicultura, incluindo a Superintendência do Ministério da Pesca e Aquicultura. A vice-prefeita Dinaci Ranzi e secretários municipais acompanharam o prefeito na abertura da festa.

Para o prefeito, aquele era o momento de mostrar que o município está vivendo um novo tempo e que, a partir de eventos como esse, é possível elevar a auto-estima das pessoas e mostrar que “Dourados tem condições de oferecer grande qualidade de vida”. Murilo falou das dificuldades que tem enfrentado, mas garantiu que a experiência, a capacidade e a responsabilidade estão trazendo a cidade de volta à normalidade.

“Cada real que vier para Dourados e entrar nos cofres da prefeitura será investido em benefício da cidade e da população”, enfatizou o prefeito. Ele afirmou ser preciso administrar com seriedade para reconquistar o respeito não só dos investidores, mas do próprio povo. Para Murilo, a Festa do Peixe e todo um trabalho que envolve esse processo são exemplos do que a cidade pode oferecer.

Durante a abertura, a grande demonstração da importância do município como polo regional foi a assinatura de um termo de cooperação com o Ministério da Peca e vários organismos parceiros, para o projeto de desenvolvimento da cadeia produtiva do peixe. Conforme destacou o prefeito, a intenção é, através dessa parceria, promover o aumento da produção e do consumo de pescado.

Assinaram o ato, além da prefeitura e do Ministério da Pesca, a Seprotur (Secretaria Estadual de Produção, Indústria, Comércio e Turismo), Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário), Sindicato Rural de Dourados, Embrapa, MS Peixe, Associpisco, Agência de Desenvolvimento Territorial da Grande Dourados, Banco do Brasil , Sebrae, UFGD, Unigran, Uems, Uniderp e Senar (Serviço nacional de Aprendizagem Rural).

Potencial

Autoridades presentes ao ato destacaram o potencial do município dentro dessa busca do fortalecimento da atividade, como o superintendente do Ministério da Pesca, Paulo Roberto da Silva. Ele citou a importância do evento e do termo, lembrando que o peixe de Dourados é enviado até mesmo para Corumbá, no coração do Pantanal sul-mato-grossense. “Esse termo vai consolidar o fortalecimento da cadeia produtiva”, afirmou.

O senador Delcídio Amaral (PT), que também prestigiou a abertura da festa, disse que o município está no caminho certo e que eventos dessa natureza atraem toda a população de municípios vizinhos. Segundo ele, a festa mostra o que Dourados pode oferecer e representa ampliação da economia e do turismo, abrindo oportunidade para o fortalecimento de outras atividades.

Também destacaram a importância do evento e de todo o processo de retomada do desenvolvimento, o presidente da Câmara de Vereadores Idenor Machado (DEM) e os deputados estaduais Zé Teixeira (DEM) e Laerte Tetila (PT).

Tetila, que foi lembrado pelo prefeito Murilo Zauith como o idealizador da Festa do Peixe, disse que o momento é de motivação e de “virar a página da história de Dourados”.

Puchero de pintado

Ainda como parte da programação de abertura da Festa do Peixe, aconteceu o lançamento de um prato típico, o “Puchero de Pintado”, desenvolvido pelo Departamento de Turismo da Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio da prefeitura, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Todos os presentes, incluindo as autoridades, foram convidados para a degustação.

A gastronomia está diretamente ligada à cultura e tradição e, Dourados com colonização diversificada, lançou esse prato que representa a união do tradicional puchero ao sabor do peixe.

O prato será comercializado durante toda a festa, junto a outros da culinária à base de peixe que podem ser encontrados na praça de alimentação instalada no Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida.

A festa prossegue até este sábado e apresenta uma série de opções em termos de atividades culturais, além de proporcionar momentos de lazer à população, com o Torneio de Pesca e a possibilidade de adquirir pescados de várias espécies na Feira do Peixe Vivo que acontece no parque. O encerramento da programação será no sábado, com atrações para à população e a entrega dos prêmios aos vencedores do torneio de pesca.

Deixe seu Comentário

Leia Também