Menu
Buscarsegunda, 29 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
29°C
Dourados

Polícia comprova que não houve estupro na UFGD

06 maio 2016 - 12h31Por Redação Douranews

A Delegacia de Atendimento à Mulher de Dourados divulgou no final da tarde desta quinta-feira (5) o resultado das investigações sobre a denúncia de estupro que teria ocorrido na Cidade Universitária há um mês, conforme denúncia feita por uma acadêmica do curso de Letras, responsabilizando servidor de empresa terceirizada que trabalhava no campus 2 da Universidade. 

De acordo com o delegado regional Lupérsio Degerone Lúcio, os autos comprovaram que o que houve, na verdade, foi uma relação consensual entre a pretensa vítima e uma terceira pessoa, que não o acusado inicialmente, e que essa relação ocorreu fora do ambiente acadêmico. A delegada Paula Ribeiro dos Santos Oruê lamentou que o nome do possível suspeito, acusado injustamente, tenha sido divulgado, e explicou que o laudo pericial apontou que não houve vestígio algum de violência.

“Não houve crime, mas devido à intensidade de manifestações, é importante esclarecer que, a todo momento, desde o início das investigações, as duas universidades se colocaram inteiramente à disposição da Polícia Civil para todo e qualquer auxílio necessário e buscaram a verdade junto conosco, incansavelmente”, afirmou a delegada. 

O fato de a denúncia ter sido esclarecida e não ter acontecido um crime não cessa as discussões dentro da Universidade Federal da Grande Dourados, nem interrompe a implementação de ações de combate à violência de gênero e contra as pessoas LGBTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros e Intersexuais), afirmou a UFGD, em nota à imprensa.

A reitora da UFGD, Liane Maria Calarge confirmou que as ações de combate à violência vão continuar. “A denúncia oportunizou o desencadeamento de uma série de discussões que são muito importantes. O ambiente da Universidade nada mais é do que um reflexo da sociedade na qual ela está inserida, e trata-se de um ambiente formador de opinião. Nesse sentido, precisamos fortalecer as ações para prevenir violências de gênero e amenizar o sofrimento das eventuais vítimas. Às vezes a mulher não tem coragem de denunciar uma agressão por receio de não ser ouvida ou de o ambiente no qual ela vai fazer essa denúncia não ser adequado, e nós precisamos ampará-las”, garante a reitora. 

Ações

Assim que teve conhecimento da denúncia de estupro de uma acadêmica da UEMS, no dia 4 de abril, nas proximidades da Biblioteca Central, a administração da UFGD se manifestou publicamente contra a violência sexual, colocou-se à disposição dos órgãos de segurança pública para colaborar nas investigações e o Hospital Universitário realizou os protocolos de atendimentos de saúde demandados em situações de estupro. 

Além disso, o reitorado, a Ouvidoria, diversos órgãos da administração central e das pró-reitorias participaram das várias reuniões, audiências e manifestações realizadas nos dias de mobilização e de debate da denúncia e também estiveram presentes na assembleia geral universitária, realizada dia 18, com o tema “Prevenções e medidas contra as violências de gênero sofridas pelas mulheres no meio universitário”. Nesse sentido, para oportunizar a participação do maior número de estudantes e servidores nas manifestações e reuniões sobre o tema, a administração também suspendeu as aulas nos dias 5 e 18 de abril, colaborando com o movimento.

Enquanto aguardava que a denúncia fosse investigada e o caso elucidado pelos órgãos de segurança, algumas medidas que já faziam parte do planejamento da Universidade foram agilizadas em abril e estão sendo colocadas em prática em maio, como por exemplo as melhorias na iluminação, com o projeto de instalação de refletores nas partes mais altas de prédios e as tratativas com a Prefeitura de Dourados para o rebaixamento da iluminação dos superpostes que passará de 18 para 8 metros de altura do solo. 

Nas áreas verdes da UFGD, também em abril foi realizada a poda de árvores, com o objetivo de melhorar a abrangência da iluminação, e a Universidade intensificou os serviços de roçada e capina para limpeza geral dessas áreas. Sobre alterações quanto à segurança, foi realizada uma reunião de trabalho da Pró-Reitoria de Administração com o Comitê de Gestão Integrada em Segurança de Dourados e, como encaminhamento, o Comitê ficou a disposição para realizar visita técnica na Unidade 2 da UFGD, a fim de realizar levantamento das áreas de risco. Após mapeadas as áreas de risco, será realizada a instalação de câmeras de monitoramento fixas e de 360º no espaço do campus. 

Deixe seu Comentário

Leia Também