Menu
Buscarterça, 30 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
22°C
Dourados

Prefeito determina providências em áreas afetadas pela chuva

29 março 2011 - 20h25Por Redação Douranews, com Assessoria
Murilo mandou fazer serviços emergenciais para evitar alagamento do túnel do Parque das Nações e determinou limpeza das bocas de lobo da cidade

O prefeito Murilo Zauith determinou obras emergenciais para evitar novos alagamentos no túnel sob a BR-163 que liga o Parque das Nações I ao Parque II. A chuva de segunda-feira inundou completamente o local e dificultou o acesso entre os dois bairros.

Na manhã desta terça o prefeito esteve no local e junto com o supervisor da unidade do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Carlos Roberto Milhorim, apontou a necessidade de elaboração de um projeto definitivo para resolver aquele problema. A rua que passa sob a rodovia é de responsabilidade do município e as margens da BR são de domínio da União, o que exige uma parceria para a execução do projeto.

De acordo com Carlos Milhorim, o órgão não tem como participar do trabalho emergencial iniciado nesta terça pela prefeitura por não dispor de recursos para ações emergenciais, mas garantiu que já está em estudo a melhoria daquele trecho.

Ações emergenciais

A primeira providência determinada pelo prefeito para diminuir os transtornos provocados pela forte chuva foi a limpeza de toda a parte interna do túnel. Uma máquina e uma equipe de limpeza passaram toda a manhã retirando a lama acumulada no leito da rua.

À tarde, outras máquinas da Secretaria Municipal de Obras e da Secretaria de Serviços Urbanos começaram a abrir valetas, em sistema de curva de nível, que vai facilitar o escoamento da água e evitar que a lama alcance o asfalto.

Outra medida determinada por Murilo Zauith é a implantação de tubulação de drenagem para desviar o grande volume de água que desce do Parque I em direção ao túnel. Com essa obra, a intenção é desviar a enxurrada para uma área de várzea próxima.

Bairros e centro

Acompanhado agentes da Defesa Civil, o prefeito percorreu também algumas regiões da cidade prejudicadas pelas chuvas, principalmente o Jardim Canaã I, onde a lama invadiu várias casas.

Uma delas foi a de Vilma Adriana Paiva, na rua Projetada 16. A enxurrada destruiu diversos pertences da família. O próprio prefeito comprovou a situação crítica e mandou um caminhão-pipa para lavar a residência, que ficou com uma camada de dez centímetros de lama.

Murilo esteve em outras casas do bairro que estavam na mesma situação e foi informado de que o problema se agravou por conta das obras de drenagem na região do Canaã I. Em contato com engenheiros da empresa responsável pelo serviço, ele pediu providências.

A Defesa Civil de Dourados continua fazendo levantamento do prejuízo e, de acordo com o coordenador João Vicente Chencarek, no total foram a tendidas 56 ocorrências. Trinta delas apresentaram grande estrago provocado pela lama.

Centro

Na área central, onde o sistema de captação de água pluvial está entupido por falta de manutenção, o prefeito determinou que a Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) faça a limpeza dos bueiros e da tubulação subterrânea. “Nosso trabalho para reconstruir Dourados inclui providências para acabar com os alagamentos na área central. Isso não acontecia e está ocorrendo por falta de manutenção do sistema”, afirmou o prefeito.

O secretário de Serviços Urbanos, Luiz Roberto Martins de Oliveira, informou que uma equipe vai entrar nas galerias subterrâneas para fazer a limpeza e tentar descobrir se existe outra causa para o entupimento que impede a drenagem da água da chuva. “Tem mais de ano que o serviço de limpeza não é feito”, afirmou ele.



Deixe seu Comentário

Leia Também