Menu
Buscardomingo, 28 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
23°C
Dourados

Prefeitura organiza Semana do Meio Ambiente e Eco Dourados

28 abril 2011 - 18h33Por Redação Douranews, com Assessoria
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do Imam (Instituto do Meio Ambiente), realiza de 1 a 3 de junho, no salão de Eventos da Unigran, a  XI Semana do Meio Ambiente e XIV Eco Dourados. Os eventos fazem parte da programação do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. O objetivo é estimular debates sobre a preservação do meio ambiente, entre estudantes, profissionais e ambientalistas.

Nesta semana foi realizada uma reunião, na prefeitura, para discutir a programação dos eventos.

São parceiros do evento as Faculdades Anhanguera de Dourados, Uems (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul), Ufgd (Universidade Federal da Grande Dourados), Agecold (Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados), Comdam (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Corpo de Bombeiros, Embrapa Agropecuária Oeste, Sanesul, Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Funced (Fundação de Cultura e Esportes), Grupo Escoteiro Laranja Doce, Guarda Municipal de Dourados, Imad (Instituto de Desenvolvimento Sustentável), Polícia Militar Ambiental, Seara Alimentos, secretarias municipais de Educação, Agricultura, Indústria e Comércio e de Serviços Urbanos.

Conforme a secretária municipal de Meio Ambiente, Valdenise Carbonari Barboza, a intenção é estimular, através da mobilização, a mudança de comportamento da comunidade. “A população tem prejudicado o meio ambiente e não tem consciência do que está sendo feito. Com as orientações de profissionais, que atuam diretamente na área de preservação, pretendemos alertar para estas ações”, destacou.

Durante a Semana do Meio Ambiente serão realizadas palestras e mini-cursos, além de visitas técnicas às estações de tratamento de água e de esgoto da Sanesul, ao aterro sanitário, à Embrapa, à Agecold e à Central de Recebimento de Agrotóxicos.

Vão ser apresentadas ainda, peças teatrais e promovido o “labirinto ambiental”, organizado pela Polícia Militar Ambiental, para alunos do ensino fundamental e médio da rede pública e privada de ensino.

Entidades e pessoas que são destaques em trabalhos e ações de preservação ambiental e desenvolvimento ambiental sustentável no município serão homenageadas com o troféu “Marco Verde”.

Programação

Os interessados em participar da programação podem se inscrever de 01 a 3 de junho, no Salão de Eventos da Unigran, das 8h às 11h e das 13h às 17h. Os mini-cursos serão desenvolvidos nos mesmo dias, das 13h às 17h. As palestras acontecem a partir das 19h30.

As visitas técnicas também serão de 01 a 3 de Junho, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Dia 3, às 8h, os participantes da XIV Eco Dourados vão fazer o plantio de mudas de espécies nativas nas margens do córrego do Rego D’Água.


Deixe seu Comentário

Leia Também