Menu
Buscardomingo, 28 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
25°C
Dourados

Prefeitura quer atualizar cadastro de imóveis em Dourados

16 abril 2011 - 11h18Por Redação Douranews, com Assessoria
A Prefeitura de Dourados, por iniciativa do prefeito Murilo Zauith, busca parcerias que possam possibilitar o cadastramento e recadastramento imobiliário na cidade. A idéia é criar um sistema de bancos de dados atualizado e modernizado para resolver o problema da defasagem de dados sobre os imóveis.

O secretário de Receita e Finanças do município, Walter Carneiro Júnior, explicou que é um serviço de extrema importância para todos os setores da prefeitura. No setor de arrecadação, é fundamental para o lançamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), por exemplo.

Walter Carneiro Júnior comentou que Dourados cresce constantemente e a prefeitura não dispõe de estrutura para atualizar os dados de crescimento. Hoje um imóvel está sem muro e calçada e em poucos dias já dispõe dessa melhoria. O mesmo acontece com um terreno que já está com construção e o imposto ainda é lançado como territorial.

Na busca por parceiros para realizar o trabalho, na manhã desta sexta-feira (15) uma equipe da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura) apresentou um projeto já desenvolvido em outros municípios do Estado e que será analisado pela Prefeitura de Dourados.

A Fundação, que é integrada à UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), dispõe de um sistema voltado exclusivamente para o cadastramento imobiliário. O programa é composto pelo Boletim de Informação Cadastral (BIC), que oferece suporte ao tipo de serviço a prefeitura necessita.

Técnicos ligados aos setores de arrecadação e de planejamento do município conheceram o sistema da Fapec. Segundo o secretário Walter Carneiro Júnior, eles vão dizer se o sistema atende ou não as necessidades após uma avaliação detalhada.

A proposta apresentada à Prefeitura de Dourados inclui contratação e treinamento de equipe, trabalho de campo informatizado com dados repassados diretamente a uma central e conclusão da pesquisa em um ano. Caso se concretize essa parceria, a prefeitura poderá ter informações jamais disponíveis em seu banco de dados.

Deixe seu Comentário

Leia Também