Menu
Buscarquarta, 17 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
18°C
Dourados

Primeira quinzena de fevereiro foi chuvosa na região de Dourados

02 março 2011 - 19h27Por Redação Douranews, com Assessoria
Total de chuva para o mês foi próxima do que se tem registrado nos últimos anos, mas causou algum transtorno no meio rural e urbano devido à concentração na primeira quinzena

Em fevereiro deste ano, na região de Dourados, grande parte da chuva ocorreu na primeira quinzena do mês, por isso os solos da região permaneceram com níveis máximos de água disponível.

De acordo com o pesquisador Carlos Ricardo Fietz, responsável pelo Boletim Agrometeorológico para região de Dourados (MS), da Embrapa Agropecuária Oeste, “o total de chuva não foi muito maior que a normal de fevereiro. Mas, dos primeiros quinze dias do mês, doze foram chuvosos, trazendo transtornos no meio rural, como o atraso na colheita da soja, e no meio urbano, como os alagamentos.”

Também foram verificadas chuvas significativas em diversos locais da região sul de Mato Grosso do Sul: Rio Brilhante (299 mm), Ivinhema (290 mm), Juti (288 mm), Maracaju (235 mm) e Ponta Porã (165 mm). Esses dados são baseados em registros de algumas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e da Fundação MS em Maracaju.

Fietz explica que, na segunda quinzena do mês houve redução das chuvas, com isso a umidade dos solos diminuiu, mas permaneceu em níveis próximos aos ideais, acima de 50% da disponibilidade hídrica.

A umidade relativa média foi 83%, 5% superior à normal, 78%. Como fevereiro foi um mês de chuvas expressivas, não houve ocorrência de níveis de umidade do ar inferiores a 30%.

Temperatura e ventos

Segundo o Boletim Agrometeorológico (http://www.cpao.embrapa.br/clima), a temperatura em fevereiro foi considerada normal. “A temperatura média foi 25,1ºC, igual à média histórica. A média das máximas foi 31,5ºC, também igual à normal, enquanto a média das mínimas, 21,6º C, foi nove décimos superior à média histórica, 20,7ºC”, explica Fietz.

Foram 21 dias com temperaturas acima dos 30ºC. “Em 21 de fevereiro, atingiu 33,8ºC”. Já a sensação térmica, durante 23 dias, ficou acima dos 32ºC, e a mínima foi 20,3°C no dia 19.

Fietz ainda comenta que, durante quatro dias houve registro de ventos fortes (superiores a 30 km/h) nas estações meteorológicas da Embrapa Agropecuária Oeste, atingindo 40 km/h no dia 13 (nível 5 em 10 na Escala de Beaufort).

 

Deixe seu Comentário

Leia Também