Menu
Buscardomingo, 28 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
25°C
Dourados

Quilombolas elegem nova diretoria na Picadinha

06 março 2017 - 17h22

A ArqDez (Associação Rural Quilombola Dezidério Felipe de Oliveira), localizada no distrito der Picadinha, tem novo presidente: Gerson da Silva Areco, da Chapa 2 venceu a Chapa 1, que apresentada como candidata Eva Patrícia Braga. A eleição foi conduzida pelo Consultor de Empresas e Acadêmico de Direito Júlio Saldivar e pelo jornalista Jonas Alves da Silva o (Silva Junior).

Antes da escolha, o presidente que deixou o cargo, Ramão Castro de Oliveira (Ramãozinho) deixou claro, que independente de quem saísse vencedor, todos tinham que trilhar a mesma direção, ou seja, o bem comum da comunidade. Cada voto foi disputado com veemência pelas chapas concorrentes.

A eleição começou às 10 horas na sede da ArqDez e foi encerrada por volta do meio-dia. Ao final, foram computados 108 votantes, perfazendo 59 votos para a chapa vencedora e 48 para derrotada e uma escolha nula. Gerson Silva Areco e Eva Patrícia Braga acompanharam todo processo eletivo, do início ao fim. Eles concordaram com o proposto pelos responsáveis pelo trabalho e ao final elogiaram a todos pelo empenho empreendido no pleito.

Ramãozinho discorreu sobre as conquistas alcançadas na sua administração, tanto em Dourados, Campo Grande quanto em Brasília, desejando sucesso à nova diretoria, bem como ao segundo colocado. “Temos que nos unir por nossos ideais, agradeço pela confiança em nós depositada e lembro que vamos continuar ombreando e orientando a diretoria eleita de forma transparente”, salientou. A derrotada Eva Patrícia agradeceu os votos recebidos, reconheceu a vitória da Chapa 2, salientando que vai marchar junto e auxiliar no que tiver ao seu alcance.

Incra publicou regularização

O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) publicou, em 2015, no Diário Oficial da União, portaria que reconhece e amplia a área Dezidério Felipe de Oliveira como terras de comunidade remanescente de quilombo. A área foi reconhecida em novembro de 2014 e agora as 15 famílias que vivem no local receberam o título definitivo das terras, que também tiveram a área ampliada.

Seguindo a publicação, as áreas de 2.631,6400 hectares, correspondentes a área da fazenda Che Cay, incidente sobre o território (598,9730ha), a área remanescente da fazenda Che Cay (563,5548ha), a área de ocupação atual quilombola (24,8536ha) e a área dos imóveis incidentes sem óbice judicial (1.444,2586ha), serão repassadas a título de compensação social.

O processo de demarcação e titulação da comunidade de Picadinha foi aberto há onze anos, de acordo com o Incra. A comunidade se instalou na região em 1907, com a chegada de Dezidério, um ex-escravo de Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Deixe seu Comentário

Leia Também