Menu
Buscardomingo, 28 de abril de 2024
(67) 99913-8196
Dourados
23°C
Dourados

Vereador consegue resíduo de asfalto para atender distritos de Dourados

13 junho 2018 - 18h28

O vereador Silas Zanata (PPS) conseguiu junto à empresa CCR MS Via a doação de 1.500m² de resíduo de fresa de asfalto para atender os distritos de Indápolis, Vila Formosa e Macaúba. A solicitação foi feita pelo vereador através de ofício em maio deste ano, endereçado ao engenheiro e responsável pela área de Relações Institucionais da concessionária que administra o trecho da BR 163 que corta o Estado, Claudeir Mata, que, em resposta, cedeu o material para atender aos distritos e a Associação Nipônica.

Segundo o parlamentar, esse material será usado para beneficiar os distritos, porém, nem todas as ruas serão atendidas, apenas as de maior trafegabilidade e principalmente as que estão com muitos buracos.

“A técnica de reutilização do material fresado apresenta-se como alternativa econômica e ambiental, onde pode ser incorporado ao solo em camadas de base e sub-base de pavimentos, evitando desperdício de material e contribuindo para a melhoria de resistência dessas camadas”, explicou o vereador.

Silas falou ainda que para a utilização é preciso assegurar que suas características físicas e mecânicas sejam semelhantes às dos materiais convencionais utilizados nas camadas que tem como objetivo principal a incorporação com o solo local. As cidades onde ainda existem vias urbanas a serem pavimentadas a procura de materiais alternativos vem sendo bastante estudadas por pesquisadores na tentativa de reduzir o custo da pavimentação urbana.

O material é um tipo de resíduo que não possui uma destinação correta, acumulando nos depósitos de empresas que realizam esse tipo de serviço. Para o procedimento de fresagem é necessária a retirada do revestimento deteriorado para aplicação de um novo revestimento.

A fresa é composta basicamente por um concreto betuminoso com agregados de CAP (o cimento asfáltico de petróleo) e o estudo realizado teve como objetivo analisar a utilização de material proveniente de fresagem na composição da estrutura de pavimentos flexíveis. Os resultados mostraram um bom ganho de resistência do solo local viabilizando a utilização da mistura. (Com assessoria)

Deixe seu Comentário

Leia Também