Com atividades em Campo Grande, Dourados e Ponta Porã, começa segunda-feira (6) a Semana de Economia 2012, realizada anualmente pelo Corecon (Conselho Regional de Economia de Mato Grosso do Sul), com o objetivo de comemorar o dia do profissional, celebrado em 13 de agosto.
Com o tema “Desenvolvimento Regional: políticas, inovação e atuação do Economista” o evento vai acontecer em conjunto com a I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional, que acontece até quarta-feira (8).
No dia 8, às 19 horas, o economista e técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Marco Aurélio Costa, abre oficialmente a Semana de Economia falando sobre “Políticas de Desenvolvimento: Atuação Nacional e Perspectivas Regionais”. A palestra acontecerá no auditório do Sebrae.
Nos dias 9 e 10 serão realizadas palestras em Dourados e Ponta Porã, respectivamente, sobre a “Importância da inovação no processo de Desenvolvimento Regional”, ambas às 19 horas.
Ainda no dia 10, às 9 horas, haverá uma palestra ministrada pela economista e diretora de operações do Sebrae MS, Maristela França, sobre a “Atuação do Economista na promoção do Desenvolvimento Regional”, no auditório do Departamento de Economia da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).
Homenagens
Como forma de reconhecimento, o Corecon/MS irá entregar duas comendas, no dia 13: a medalha “Adam Smith” para o economista Paulo Ponzini e a comenda Guaicurus para a vice-governadora de Mato Grosso do Sul, Simone Tebet.
Já receberam a Comenda Guaicurus de Economia, em eventos anteriores, Ramez Tebet (2007), André Puccinelli (2008), Ueze Zahran (2009), Odilon de Oliveira (2010) e Marisa Serrano (2011). Foram premiados com a Comenda Adam Smith os economistas Jaime Elias Verruck (2008), Cláudio George Mendonça (2009), Wagner Bertoli (2010) e Pedro Chaves (2011).