Buscar quarta-feira, 2 de setembro de 2026
(67) 99913-8196
Dourados
27°C
Economia

Congresso encerra o ano legislativo sem votar o Orçamento

19 de dezembro 2012 - 20h41 Por Redação Douranews
Congresso encerra o ano legislativo sem votar o Orçamento

Os parlamentares não entraram num acordo e o ano legislativo terminou mais cedo em 2012. Após horas em reunião, membros da Mesa Diretora do Congresso Nacional entenderam que o impasse em relação à votação dos mais de 3 mil vetos impede a deliberação de outros temas importantes, como a Lei Orçamentária para 2013. Além da lei orçamentária para 2013 e dos vetos, também fica prejudicada a votação de créditos suplementares ao Orçamento deste ano.

Neste caso, o governo pode gastar apenas o equivalente à 12ª parte das receitas previstas para o ano que vem e somente com o pagamento de salário e custeio da máquina até que o Orçamento seja votado, o que só pode acontecer quando o Congresso retomar os trabalhos legislativos, a partir de 2 de fevereiro.

A convocação de sessão conjunta do Congresso foi feita pelo presidente José Sarney (PMDB-AP) após o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux conceder liminar determinando que se o Congresso fosse analisar os vetos, deveria respeitar a ordem em que eles chegaram ao parlamento. O veto da presidente Dilma Rousseff à redistribuição dos royalties do petróleo foi o último a chegar ao Congresso.