Um artigo publicado no jornal Valor Econômico nesta terça-feira (25) elevou os rumores no mercado sobre a saída do ministro, que está no cargo há mais de 7 anos, e poderia ser substituído pelo presidente do BC (Banco Central), Alexandre Tombini. O jornal também informou que o governo estaria sondando o ex-presidente do BC, Henrique Meirelles, para voltar ao posto.
A súbita onda de descontentamento nacional que eclodiu nas ruas das cidades brasileiras contra os preços altos, serviços públicos ruins e corrupção levou a presidente a considerar reformas políticas. Nesta segunda-feira (24), Dilma lançou a proposta de realização de um plebiscito para tratar sobre a reforma política, mas recuou menos de 24 horas depois.
Recentemente, a revista inglesa The Economist reforçou o descontentamento com Guido Mantega e ironicamente disse que o ministro é "um sucesso". A publicação voltou a criticar o desempenho da economia brasileira, que, segundo ela, é medíocre, apesar de reconhecer que, após seguidas frustrações com medidas e o desempenho da economia, o governo de Dilma Rousseff parece voltar a tomar decisões para reconquistar a admiração dos mercados.
No fim de 2012, o jornal já publicação havia sugerido a saída de Mantega para uma mudança de rumo da economia. "Foi amplamente noticiado no Brasil que a nossa impertinência teve o efeito de fazer o ministro da Fazenda ficar 'indemitível'. Agora, vamos tentar um novo rumo. Pedimos para a presidente ficar com ele a todo custo: ele é um sucesso", diz o texto.
Resposta
Em defesa do ministro da Fazenda Guido Mantega, o porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann, disse à Reuters que a presidente Dilma Rousseff vai manter Mantega no cargo. "Mantega tem a confiança da presidenta Dilma Rousseff e vai permanecer no cargo do Ministério da Fazenda", disse o porta-voz.